Presidente da Colômbia está infectado com a gripe suína

Postada por: Jr Lopes | Data 31/08/2009 | Imprimir


Fontes oficiais informaram neste domingo que o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, está com gripe suína. O ministro de Proteção Social, Diego Palacio, assegurou que o estado de saúde do presidente é bom.


A informação foi confirmada pelo secretário de Informação e Imprensa da Presidência da República, César Mauricio Velásquez, e pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).


Uribe está em observação em Bogotá e recebe tratamento com Tamiflu. Segundo as primeiras informações, ele teria voltado da Cúpula da Unasul realizada na semana passada na Argentina com a gripe.


Os sintomas pioraram no sábado, quando Uribe presidiu um conselho comunitário de governo na localidade de Puerto Carreño, no leste do país, e precisou receber atendimento médico.


A evolução da doença requer tratamento em nível domiciliar e são aplicados "protocolos de manejo clínico", segundo a informação oficial.


A presidência colombiana disse também no comunicado lido por Velásquez, que informou, "por meio dos canais diplomáticos", aos que participaram da cúpula da Unasul "para que adotem as medidas correspondentes".


O presidente colombiano viajou no mesmo avião com os ministros das Relações Exteriores, Jaime Bermúdez, e de Defesa, Gabriel Silva, o comandante das Forças Militares, general Freddy Padilla, Velásquez e vários jornalistas.


O presidente colombiano é o segundo chefe de Estado a contrair a gripe suína. Antes dele, o presidente da Costa Rica, Óscar Arias, contraiu o vírus da gripe A, no início do mês.


Até agora, 29 pessoas morreram na Colômbia em decorrência do vírus, segundo fontes do Ministério da Proteção Social e do INS.




Fonte: EFE

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br