Servidores do PR fazem ato contra governador Beto Richa

Postada por: Jr Lopes | Data 19/05/2015 | Imprimir


Manifestantes começaram, na manhã desta terça-feira, a ocupar ruas de Curitiba e de outras cidades do Paraná em protesto contra o governador Beto Richa (PSDB-PR). A greve dos professores no estado entra em seu 25º dia, com protestos convocados por grupos de funcionários públicos, liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).


Com cartazes e faixas contra Richa - uma delas pedindo para que governador pague o que deve aos professores da rede pública estadual de ensino - os manifestantes caminham pelo centro de Curitiba e devem se concentrar na região do Centro Cívico, onde houve confronto no último grande protesto contra o governo, no final de abril, em que mais de 200 pessoas ficaram feridas.


Richa repudia denúncia de auditor fiscal, de propina em campanha de reeleição
Servidores também protestam em Umuarama, na região noroeste do estado. Há manifestações marcadas também para outras cidades.


Na última quinta-feira, o Governo do Paraná anunciou que o reajuste salarial ao funcionalismo do estado será de 5%, pago em duas parcelas. No mesmo dia, o governo informou que as negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) estavam encerradas.


A proposta foi considerada insuficiente por diversas organizações sindicais. O Fórum Estadual dos Servidores (FES), que reúne 21 sindicatos de servidores, esperava um índice de no mínimo 8,17%, correspondente à inflação dos últimos 12 meses,


A crise financeira que atinge o Paraná e o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) são apontados como responsáveis pelo índice proposto. Em 2014, o estado comprometeu 46,76% da receita corrente líquida com o pagamento da folha – a LRF limita o índice a 46,5%.


Além do APP-Sindicato, os atos desta terça-feira em repúdio ao governo são promovidos pelo Sindarspen (Sindicato dos Agentes Penitenciários) e o SindSaúde (Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná), atualmente em estado de greve.



Fonte: O Globo

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br