Inflação ficará acima de 7% em alguns momentos, admite presidente do BC

Postada por: João Guizolfi | Data 25/02/2015 | Imprimir
Alexandre Tombini, presidente do Banco Central (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)


O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, apresentou aos principais líderes políticos do PMDB, em jantar realizado nesta segunda-feira (23), projeções do mercado financeiro que mostram aceleração da inflação em 2015 e queda nos preços ao consumidor em 2016.


O presidente do BC afirmou que a inflação deverá mesmo ficar acima de 7% em alguns momentos do ano, mas não disse se irá ou não fechar 2015 nesse patamar. A meta de inflação é de 4,5% com limite de 6,5%.


Tombini citou as estimativas da pesquisa Focus divulgada na amanhã desta segunda (23), que apontam um IPCA (índice oficial de preços ao consumidor) de 7,33% no fim de 2015 e de 5,60% em dezembro de 2016. Ele não apresentou as previsões do próprio BC, que só serão divulgadas no final de março.


O IPCA acumulado em 12 meses está em 7,14%. O IPCA-15, considerado uma espécie de prévia da inflação oficial do país, ficou em 7,36% até fevereiro.


O Relatório de Inflação divulgado pelo BC em dezembro apontava IPCA de 6,2% no fim deste ano. A probabilidade de estouro da meta era estimada em cerca de 35%. As novas estimativas saem no final de março. Devem ser revistas para cima em função da alta do dólar e das tarifas de energia, entre outros fatores.




Fonte: Correio do Estado

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br