Estado teve 22 mortes por desastres naturais em dois anos

Postada por: João Guizolfi | Data 06/02/2015 | Imprimir


Mato Grosso do Sul registrou 22 mortes causadas por desastres naturais. Os números apresentados correspondem aos anos de 2013 e 2014. Já a quantidade de pessoas afetadas por temporais e ventanias, se aproxima de 300 mil, segundo material divulgado nesta quinta-feira (5), pela Defesa Civil do Estado.


Pela manhã, o governador Reinaldo Azambuja participou de uma reunião com o coordenador da Defesa Civil, Coronel Bittencourt, com o objetivo de analisar o quadro atual e definir estratégias implantação e estruturação da Defesa Civil nos municípios do Estado.


A intenção é que seja elaborado um conjunto de ações para diminuir o número de vítimas em tragédias naturais que possam ocorrer.


Durante a reunião, foi apresentado o balanço dos dois últimos anos com o total de pessoas atingidas pelas catástrofes naturais no Mato Grosso do Sul.


Segundo os dados apresentados, em 2013 cerca de 80 mil pessoas foram afetadas diretamente por temporais e vendavais, 873 pessoas ficaram desabrigadas, 4.599 ficaram desalojadas e 11 pessoas morreram vítimas de desastres, sendo duas vítimas da inundação em Bela Vista.


Já em 2014, foram 213.713 mil pessoas afetadas por temporais e vendavais, com 334 desabrigados, 861 desalojadas e 11 vítimas fatais, incluindo as vítimas do desastre de Porto Murtinho.


Com esses dados, a intenção do Governo e da Defesa Civil é mapear as áreas de risco e propor projetos de prevenção para essas regiões. Mato Grosso do Sul possui hoje áreas de risco nas regiões ribeirinhas do Pantanal, e a região sul do Estado que sofre com maior incidência de chuvas de granizo.


Hoje a Defesa Civil conta com estrutura ativa em 44 municípios, veículos, salas administrativas e depósitos para atender a população, e a intenção e levar a estrutura para todas as cidades do Estado, melhorando assim o índice na prevenção de acidentes naturais. De acordo com o Secretário Sérgio de Paula, a Defesa Civil é uma prioridade para o Governo do Estado, “podem ter certeza de que a Defesa Civil terá destaque nessa administração”, disse.


Foi solicitado também um levantamento da atual estrutura da Defesa Civil, que será encaminhado diretamente à Casa Civil para análise, “vamos implantar um almoxarifado para guardar equipamentos usados nos casos de emergência, kits de primeiros socorros, roupas, alimentos, colchões”, afirmou o governador.


“O objetivo do Governo é oferecer a todos os municípios uma estrutura de Defesa Civil que contribua para um menor número de vítimas em caso de acidentes”, finalizou Reinaldo.



Fonte: Dourados News

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br