Encontrada em Marte nave espacial britânica perdida desde 2003

Postada por: João Guizolfi | Data 16/01/2015 | Imprimir
Imagem da superfície de Marte feita pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter mostra um objeto brilhante reconhecido como a sonda britânica Beagle 2, sumida em 2003; imagem foi feita pela câmera HiRISE, do módulo (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona/University of Leicester)


A sonda espacial britânica Beagle 2, que estava perdida desde dezembro de 2003, foi encontrada em Marte por um satélite da Nasa que orbita o planeta vermelho, confirmou nesta sexta-feira (16) a Agência Espacial do Reino Unido, segundo a agência AFP.


O Beagle-2 "foi encontrado parcialmente implantado na superfície do planeta, acabando com o mistério sobre o que ocorreu com a missão há mais de uma década", disse a agência em um comunicado.


"Estou muito contente que o Beagle 2 finalmente foi encontrado em Marte", disse Mark Sims, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, em comunicado divulgado pela Nasa. Ele participou do projeto do Beagle 2 desde o início, liderando a fase inicial do estudo e atuando como gerente da missão.


'Natal arruinado'


"Todo dia de Natal desde 2003 eu tenho me perguntado o que aconteceu com o Beagle 2. Meu Natal de 2003, assim como o de muitos outros que trabalharam no Beagle 2, foi arruinado pela decepção de não receber informações da superfície de Marte", afirmou. "As imagens mostram que chegamos tão perto de atingir o objetivo de fazer ciência em Marte."


A descoberta demonstra que "a sequência de entrada, descida e aterrissagem do Beagle 2 funcionou e a sonda pousou com êxito em Marte no Natal de 2003", acrescentou a agência britânica sobre a nave batizada em homenagem ao barco "Beagle" com o qual o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, fez suas pesquisas.


Não será possível ressucitar sonda


A nave, que tem menos de dois metros de comprimento, precisava se implantar completamente depois de aterrissar para entrar em funcionamento, já que era necessária a abertura total dos painéis solares para expor a antena RF, que iria transmitir os dados e receber os comandos a partir da Terra.


"Infelizmente, devido à implantação parcial", lamentou a agência, "não será possível ressuscitar a Beagle 2 e recuperar os dados" da sonda. A nave foi uma ambiciosa colaboração entre a indústria, as universidades britânicas e a Agência Espacial Europeia.


O diretor deste organismo europeu, Jean-Jacques Dordain, comemorou nesta sexta-feira a descoberta. "O que foi encarado há 11 anos como um fracasso por fim não foi um fracasso total. Ao menos houve uma aterrissagem em Marte", considerou Dordain.



Fonte: G1

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br