Pais reclamam de possibilidade de vagas serem definidas por condições financeiras

Postada por: João Guizolfi | Data 06/12/2014 | Imprimir


A possibilidade das vagas integrais nos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal) de Dourados serem definidas por conta da condição socioeconômica dos alunos gerou revolta entre pais que procuraram oDourados News para acusar a situação.

Em conversa com a reportagem, uma mãe que preferiu não se identificar disse que os pais do centro onde o filho dela estuda, no Parque das Nações, receberam um questionário socioeconômico para responder a perguntas que mostrem a condição financeira da família.

Com isso, os alunos seriam submetidos a uma classificação que iria definir quem teria prioridade nas vagas para período integral ou meio período. “Independente da renda dos alunos todos têm direito ao acesso a rede pública de educação. É uma situação revoltante”, disse a mulher.

Ainda conforme informado por outros pais indignados com a situação, desde segunda-feira todos estão recebendo a normativa.

Conforme o relato das pessoas, a medida seria uma forma de abrir-se vagas, porém, segundo eles, prejudicando outras crianças.

Dourados News fez contato com Ceim's espalhados pela cidade e confirmou que o recadastramento de todas as crianças está acontecendo e que há um prazo para que os dados sejam entregues à Semed (Secretaria Municipal de Educação) até a semana que vem.

Procurada pelo Dourados News a secretária municipal de educação, Marinisa Misoguchi, disse que os centros deixaram de ser classificados como creche e funcionam como uma pré-alfabetização. Nesta situação, o município tem o amparo legal para realizar essa filtragem e abrir 'novas vagas'.

De acordo com a secretária, uma comissão formada pela Defensoria Pública em conjunto com o núcleo de Assistência Social da Semed analisarão os casos de vulnerabilidade.

Os pais que se adequarem a essa situação, continuarão com os filhos matriculados integralmente.

"Hoje os Ceims não são creches, são escolas e contém atividades pedagógicas. As pessoas que lá trabalham não cuidam apenas das crianças, elas as encaminham para o processo de alfabetização, por isso trabalharemos em meio período nos casos fora o citado", relatou.

No próximo ano, outros dois centros de educação serão entregues - Jardim Guaicurus e Ipê Roxo - e a administração municipal aguarda a retomada das obras de outras unidades.




Fonte: Dourados News

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br