Cinco cidades no Estado comemoram aniversário nesta terça-feira

Postada por: João Guizolfi | Data 11/11/2014 | Imprimir
Naviraí é uma das cidades que completa hoje 51 anos.


Cinco cidades no Mato Grosso do Sul comemoram aniversário nesta terça-feira (11). Jateí, Naviraí, Pedro Gomes, Anaurilândia e Ivinhema completam 51 anos.


Com pouco mais de 4 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Jateí, fica a 292 quilômetros de Campo Grande. Diz a lenda que o povoado não tinha nome, era apenas mais uma vila, que pertencia a Dourados.Certo dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que tinha abelhas Jataí, cujo mel é muito apreciado. Ao chegar em casa, o filho de um deles perguntou ao pai onde estava o machado e o homem respondeu “esqueci no Jateí”, foi a partir daí que o nome da cidade surgiu.


Já Naviraí, nome de origem castelhano caracteriza a folhagem de arbustos locais, no período de renovação. Observando durante o ciclo da erva-mate, os pioneiros da região deram ao córrego existente no local, o nome, que passou a ser adotado por toda a comunidade, na época das demarcações. A cidade tem mais de 50 mil habitantes, conforme o IBGE.


Entre as aniversariantes, a cidade de Pedro Gomes, fica a 309 quilômetros de Campo Grande e tem uma população de 7,8 mil.


De acordo com a Prefeitura do município, 80% da renda vem da pecuária e 10% do comércio e o restante da agricultura.


Também em festa, Anaurilândia tem pouco mais de 8 mil habitantes e a principal fonte de economia da região era a exploração da erva-mate, planta nativa da região. Ciriaco Gonzáles, fundador da cidade, foi para a região em 1976 junto com o major Cecílio Manoel da Costa Lima. O nome da cidade é uma homenagem a mulher de Ciriaco, Anaurelíssia Gonzáles.


Em Ivinhema, as comemorações começaram no dia 11 com a Alvorada e terminam no dia 16 com a missa de Ação de Graça. Segundo o prefeito da cidade, Eder Uilson, o município é jovem, tem muito para crescer e hoje vive um momento de pujança e desenvolvimento econômico.



Fonte: Campo Grande News

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br