Dilma vence disputa acirrada e PT governará o Brasil por 16 anos

Postada por: João Guizolfi | Data 27/10/2014 | Imprimir
Dilma venceu uma das disputas mais acirradas da história


Dilma Rousseff (PT) venceu uma das disputas mais acirradas da história do Brasil e foi reeleita, neste domingo (26), presidente da República. Com a vitória, o PT vai comandar o Brasil pela quarta vez consecutiva e completará 16 anos no Palácio do Planalto.


Com 98% das urnas apuradas, a petista derrotou Aécio Neves (PSDB), com dois pontos percentuais de vantagem. Dilma obteve 51,45% dos votos válidos contra 48,55% do tucano. Ela obteve 53,3 milhões de votos, contra 50,3 milhões de Aécio.


Dilma e Aécio protagonizaram um das disputas mais acirradas da história do Brasil e repleta de troca de acusações.


Perfil - Da infância em Belo Horizonte ao Palácio do Planalto, ela percorreu um caminho que inclui a militância contra a ditadura, cargos públicos no Rio Grande do Sul e o comando da máquina federal no governo petista.


Filiada ao PT desde 2001, coordenou a equipe de Infra-Estrutura do Governo de Transição entre o último mandato de Fernando Henrique Cardoso e o primeiro de Luiz Inácio Lula da Silva, tornando-se membro do grupo responsável pelo programa de Energia do governo petista.


Dilma Rousseff foi ministra da pasta das Minas e Energia entre 2003 e junho de 2005, passando a ocupar o cargo de Ministra-Chefe da Casa Civil desde a demissão de José Dirceu de Oliveira e Silva, em 16 de junho de 2005, acusado de corrupção e condenado no caso do Mensalão.


No dia 20 de fevereiro de 2010, durante o 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, Dilma foi aclamada pré-candidata do PT à presidência da República. Em 31 de março, obedecendo à lei eleitoral, afastou-se do cargo de ministra-chefe da Casa Civil.


Em 2010, ela venceu as eleições presidenciais, no segundo turno, com 56,05% dos votos válidos, tornando-se a primeira mulher na presidência da República Federativa do Brasil.



Fonte: Campo Grande News

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br