Horário de verão exige cuidados na adaptação
Postada por: João Guizolfi | Data 18/10/2014 | Imprimir
Exercícios físicos são bastante recomendados pelos médicos - Foto: Rodrigo Bossolani
O horário de verão começa a partir da 0h do domingo (19), quando os sul-mato-grossenses precisam adiantar em uma hora os relógios, e junto com ele surgem os incômodos gerados para a adaptação da nova rotina. A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso gerado por termelétricas.
Com o adiantar dos relógios em uma hora, inicialmente algumas pessoas apresentam indisposição nas atividades cotidianas, dificuldade de concentração e sonolência principalmente nas primeiras horas do dia.
Para o clínico geral Antônio Ditu Hattori, esse desgaste é natural. “É comum essa lentidão, pois nos primeiros dias é difícil ir dormir no horário correto, tendo que acordar sempre no horário habitual, mas antecipado, então as horas a menos para descansar influenciam no cotidiano, gerando muitas vezes até um mau humor,” destaca.
Muitas pessoas podem apresentar um baixo rendimento no trabalho ou nos estudos nesse período inicial.
O médico recomenda que para evitar essas situações, as pessoas organizem a nova rotina, mantendo hábitos saudáveis.
“Dormir um pouco mais cedo, manter o horário das refeições, priorizar alimentos leves a noite e incluir alimentos revigorantes devido ao forte calor no dia a dia, como aveia e frutas são dicas que irão facilitar essa adaptação”, ressalta.
Esse período deve levar cerca de 10 dias segundo o especialista, depois o organismo deve se readaptar. “Cada organismo reage de um jeito diferente, mas na maioria das pessoas esse período de adaptação leva de sete até 10 dias. Posterior a isso, a rotina ficar normal”, pontua.
As atividades físicas também são grandes aliadas na rotina para que se tenha uma boa disposição. Segundo o clínico geral, os exercícios devem fazer parte da rotina de todos. “As atividades físicas ajudam a manter a boa saúde, ajudam a liberar cortisol, a ficarmos dispostos ou seja é fundamental em qualquer estação, as pessoas precisam adotar isso no cotidiano para viver melhor”, destaca.
O horário de verão está previsto para encerrar no dia 22 de fevereiro de 2015. A redução média na demanda de energia no horário de pico costuma ser de 4 a 5% nesse período,segundo dados do Operador Nacional do Sistema, para o Estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: Dourados News
Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br
www.naviraidiario.com.br