Caravana Soja Brasil no Mato Grosso do Sul começa por Naviraí

Postada por: João Guizolfi | Data 17/09/2014 | Imprimir
Foto: Folha de Naviraí/João Guizolfi Prado - Vários produtores de Naviraí participaram das palestras da Caravana Soja Brasil


Na manhã da última segunda-feira (15), a carreta do Canal Rural ficou estacionada na sede da Copasul, em Naviraí, no primeiro dia da Caravana Soja Brasil no Mato Grosso do Sul. Os agricultores do município tiveram um dia de capacitação, com temas como manejo das cultivares de soja, Cadastro Ambiental Rural (CAR), legislação e panorama da sojicultura no Brasil.


O presidente do Sindicato Rural de Naviraí, Yoshihiro Hakamada afirmou que o evento superou as expectativas da entidade. Segundo ele, o público foi quase o dobro do imaginado por eles. Hakamada destacou que as palestras sobre o CAR e Soja Plus, projeto que ajuda os sojicultores a se adaptarem à legislação foram as que mais chamaram a atenção dos produtores rurais do município.


– Foram quatro palestras com temas diferentes e que auxiliam no dia-a-dia do produtor. O CAR é uma coisa que o produtor quer saber mais, porque no nosso Estado ele é um pouco diferente do CAR nacional. Foi importante para despertar o interesse dos produtores para esses temas – comenta o dirigente.


A chegada da Caravana Soja Brasil em Naviraí foi às vésperas do início do plantio de mais uma safra da oleaginosa, tendo em vista que o período do vazio sanitário da soja terminou na segunda-feira, 15 de setembro. Os produtores rurais do Estado estão cautelosos com a instabilidade dos preços e por isso seguraram as vendas.


– É bastante gratificante receber a Caravana antes do início da safra 2014/2015, estamos animados com aumento de área e de tecnologia na cidade – explica Yoshihiro Hakamada.


O produtor rural Nelson Antonini diz estar preparado para cultivar 10 mil hectares de soja. O adubo já foi comprado em março, mesmo assim ele gastou 10% a mais do que na safra 2013/2014, um custo que preocupa o produtor. Antonini está cauteloso com o mercado futuro, ele negociou apenas 40 mil sacas, seis vezes menos do que um ano atrás.


– Nós começamos a fazer contratos a R$ 52,00 a saca, mas esperamos o preço subir para aumentar nossa média, só que aconteceu o contrário e o valor despencou, aí não teve jeito de fazer contato. Não dá para perder dinheiro. Hoje a saca está a R$ 43,00 e é muito ruim este preço – lamenta o agricultor.


Soja Brasil no MS


A realização do roteiro do Soja Brasil em Mato Grosso do Sul tem a parceria da Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) e da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS).


De Naviraí a Caravana Soja Brasil seguiu viagem para Maracaju, onde nesta quarta, dia 17, acontece o segundo dia de capacitação na carreta do Canal Rural. (**Com informações do Canal Rural).



Fonte: Folha de Naviraí/Jr Lopes

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br