Professoras desenvolvem projeto entre alunos de Naviraí e do Japão
Com o objetivo de estabelecer a comunicação oral e escrita entre os alunos do 3° Ano da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Aquino Sotana, em Naviraí, com os alunos da cidade de Gifu no Japão, duas professoras estão realizando o projeto denominado “Brasil e Japão: Um oceano que separa e uma língua que une”.
Este projeto foi idealizado em 2013 entre a professora Wanieyre de Oliveira que leciona na Escola Maria Aquino, em Naviraí, e a professora Márcia Barbosa que reside e leciona na cidade de Gifu no Japão.
Com este projeto as professoras e os alunos dos dois Países trocam informações através de cartas e pela internet. Com este intercâmbio as professoras pretendem promover a troca de conhecimento e experiência entre os alunos e desta forma fortalecer os laços de amizade.
– Os meus alunos do 3° Ano daqui fazem intercâmbio com os alunos de Gifu no Japão, através de e-mails, cartas, fotos e Facebook, entre outros. Os alunos se conhecem através do projeto – explica a professora Wanieyre de Oliveira à Folha de Naviraí.
Um dos recursos tecnológicos utilizados no decorrer de todo o projeto é o Facebook, um canal aberto de comunicação visando não somente leitura e escrita, mas também atividades que abranjam as diversas áreas do conhecimento.
– A escola da cidade de Gifu no Japão é feita para filhos de brasileiros, onde os educandos aprendem o japonês e não perdem o vínculo com a língua materna, o português. É o caso da professora Márcia Barbosa, que realiza conosco o projeto lá no Japão – diz Wanieire.
– É importante ressaltar que com o uso das mídias neste projeto estamos procurando mostrar para os alunos que o uso positivo desse recurso para a busca de diferentes saberes, os levam a perceber que o conhecimento pedagógico pode ser muito mais interessante quando a internet é usada de forma crítica e investigativa. Este projeto é relacionado com todas as disciplinas, buscando além do intercâmbio, fazer com que os alunos dos dois Países valorizem a cultura de sua terra natal – conclui a professora Wanieyre de Oliveira.
O “Projeto Brasil e Japão: Um oceano que separa e uma língua que une”, começou em fevereiro de 2014 e será concluído em dezembro próximo, contando com apoio da direção da Escola Maria de Lourdes Aquino Sotana e da Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência de Educação.
Fonte: Folha de Naviraí
www.naviraidiario.com.br