Naviraí já recolheu mais de 120 toneladas de embalagens de agrotóxicos em 2014

Postada por: Jr Lopes | Data 14/06/2014 | Imprimir
Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Naviraí espera superar os números obtidos em 2013 (Fotos: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Mantida pelos associados que compõem a Aranav (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí), a Central de Recebimento de Embalagens Vazias espera superar os números que foram alcançados em 2013. A informação é do responsável técnico pela unidade, Wanderson Carlos França, que na semana passada recebeu a reportagem da Folha de Naviraí para falar sobre a meta traçada para este ano.


De acordo com Wanderson, em 2013 juntos os produtores dos municípios da região enviaram para a central pouco mais de 259 toneladas de embalagens de agrotóxicos. O material recebido é basicamente formado por três tipos de plásticos rígidos, metal, papelão, plástico flexível e tampas dos produtos. Após serem recebidos eles são separados, prensados e posteriormente encaminhados para empresas recicladoras dos estados de São Paulo e Mato Grosso.


Prestes a fechar o primeiro semestre de 2014, até o momento mais de 120 toneladas de embalagens vazias foram entregue pelos produtores rurais na unidade de Naviraí. A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Naviraí, recebe as embalagens que são entregues pelos produtores de Itaquiraí, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Deodápolis, Angélica, Ivinhema, Taquarussu e Nova Andradina. A maioria é enviada pelos produtores e revendas de Naviraí e Itaquiraí.


O volume de embalagens recolhidas e corretamente destinadas por agricultores e comerciantes da região de Naviraí tende a aumentar neste mês de junho, conforme explicou Wanderson Carlos.


– Após este período o movimento diminui mas volta a ficar intenso no mês de setembro quando inicia o período do plantio da safra da soja – explica Wanderson.
Dando uma clara demonstração de que os produtores e a empresas que comercializam produtos agrotóxicos estão tendo cada vez mais a consciência de que não se pode depositar as embalagens em qualquer local, até por uma questão ecológica protegendo as nascentes dos rios, nos últimos anos houve um aumento na quantidade de embalagens encaminhadas para terem a destinação correta.


Na região de Naviraí em 2011 foram recolhidas 136 toneladas de embalagens vazias, no ano seguinte saltou para pouco mais de 207 toneladas e no ano passado o ciclo foi fechado em 259,81 toneladas. Esta prática segue padrões ambientais definidos em lei e é conhecida como logística reversa e passou a ser obrigatória para o setor em 2002.


Esta gestão pós-consumo atribui responsabilidades para toda a cadeia produtiva, ou seja, agricultores, fabricantes, empresas que comercializam e fazem a distribuição, além do Poder Público.


- Temos procurado conscientizar o homem do campo com palestras e outros eventos educativos. No Dia do Campo Limpo, comemorado no dia 18 de agosto, aproveitamos para convidar as escolas do município para participarem com seus alunos de brincadeiras, palestras, peças teatrais, saberem a importância ambiental desta ação e poderem conhecer a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, localizada na Estrada da Balsinha, km 04 – finaliza o responsável pela central.



Fonte: Folha de Navirai

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br