Secretária de Educação inaugura Central de Interpretação de Libras (CIL)

Postada por: Jr Lopes | Data 11/06/2014 | Imprimir
Foto: SED


A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, inaugurou na terça-feira (10), no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), a Central de Interpretação de Libras (CIL), criada pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) para garantir o acesso livre e autônomo de surdos, surdocegos e pessoas com deficiência auditiva a serviços públicos e informações diversas.


A diretora do CAS, Lucia José da Silva, agradeceu pelo apoio dedicado ao CAS desde sua criação, há oito anos. “Devemos muito à secrdetária Nilene, que sempre soube dizer sim às nossas necessidades, desde quando começamos, com uma equipe reduzida, mas hoje já somos 43 profissionais”.


O CAS, órgão ligado à SED, conta com cinco intérpretes que prestam cerca de 250 atendimentos por mês a surdos, surdocegos e pessoas com deficiência auditiva para serviços de tradução/interpretação em Libras/Português ou vice-versa, auxiliando na marcação de consultas e exames médicos; solicitação de emissão de documentos; cadastros diversos; consulta de situação de benefícios; consulta de benefícios ao trabalhador como FGTS, seguro-desemprego, vagas de emprego; apoio na realização de denúncias; agendamentos diversos; serviços via internet ou telefone e atendimentos in loco com agendamento prévio.


Com a criação da CIL, estes atendimentos serão realizados com ainda mais qualidade, ampliando a comunicação e interação dessas pessoas com os ouvintes. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), doou mobiliários, equipamentos eletrônicos e um carro para viabilizar os atendimentos e a SED fornece intérpretes, espaço físico, manutenção e organização dos serviços prestados.


Antes do desenlace da fita inaugural, secretária Nilene falou de como é prazeroso e gratificante ouvir os agradecimentos da diretora do CAS. “Nós temos uma equipe na Secretaria de Estado de Educação que sabe ouvir e que procura atender e apoiar as ações que o CAS já realiza em todo Estado. E agora, com esse kit que recebemos da SNPD, especialmente o veículo, vamos melhorar ainda mais o nosso atendimento”, explicou.


Para o professor Carlos Leonardo Terrasas, a CIL é uma conquista muito importante, porque o surdo enfrenta dificuldades com a falta de comunicação. “Estamos quebrando uma dificuldade através dessa Central, podemos ir a qualquer lugar que precisamos. Hoje é um dia especial que me emociona muito”, destacou.


A CIL funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no CAS: rua Treze de Maio, 1090 – Vila Liberdade, em Campo Grande. Os agendamentos podem ser feitos pessoalmente ou por telefone: (67) 3314-1273, 3314-1220, 3314-1221 e, em breve, pela internet.



Fonte: SED

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br