Conheça o Volvo S60 Polestar, esportivo de 508 cv

Postada por: Andrey Vieira | Data 05/09/2013 | Imprimir
Volvo S60 Polestar (Foto: Divulgação)


Estúpido sistema de assistência ao motorista! Por que diabos o aviso de colisão pisca freneticamente? A pista se estende pelo interior sueco e nenhum obstáculo surge no campo de visão. Mas, enfim, agora não é hora de se preocupar com isso, afinal temos coisas mais importantes para fazer. Umas delas, por exemplo, é evitar que a traseira escape suavemente para fora da curva acentuada à esquerda. Ou também poderia ser em pensar no momento ideal para acelerar... Que seria agora! Mas de repente surge a dúvida: o que será que está acontecendo dentro do diferencial traseiro bloqueável? Nesse instante, sem pestanejar, o Volvo dispara para fora da curva, e não vê a hora em que a outra chegue.


Mas este é realmente um Volvo? O que precisa acontecer para que um S60 acelere de 0 a 100 km/h em 3s9 (de acordo com os dados da fabricante), atinja mais de 300 km/h e seja tão competente dinamicamente a ponto de transformar curvas em retas? Bem, na verdade, várias coisas aconteceram, como mostram as modificações feitas pela Polestar, a parceira da Volvo para competições e carros de alto desempenho.


Ao abrir o capô, lá está o motor 3.0 de 6 cilindros em linha montado transversalmente. Só que as câmaras de combustão, o cabeçote e o fluxo de ar foram revistos e aperfeiçoados. As bielas também ficaram mais leves, o turbo foi substituído por um maior e o escapamento é exclusivo, feito totalmente de aço inoxidável. Suas duas saídas ajudam na agressividade do visual.


O câmbio automático, de série no S60 comum, foi considerado pela Polestar como um paternalismo desnecessário para o motorista e substituído por uma caixa manual com 6 marchas tirada das prateleiras da Volvo. E um diferencial com bloqueio eletrônico no eixo traseiro complementa o sistema de tração integral Haldex.


Faltam ainda os detalhes de dinâmica lateral. A Öhlins, empresa sueca especializada em suspensão, contribuiu com molas e amortecedores reguláveis. Além disso, as bitolas do sedã ganharam 20 mm na dianteira e 40 mm na traseira. Também são novas as rodas de liga leve aro 19” equipadas com pneus 265/30, os para-lamas dianteiros de compósito de fibra de carbono e detalhes visuais, como o defletor dianteiro. Os para-lamas traseiros foram generosamente alargados.


E a lista de alterações vai ainda mais longe: são novas as barras estabilizadoras, os tirantes foram modificados, as buchas da suspensão reforçadas, a direção com assistência elétrica ganhou novo ajuste e as pinças da marca Brembo com seis pistões combinam-se com discos de freio de 380 mm. 


“É apenas um estudo”, comenta o ex-piloto de WTCC, Robert Dahlgren, acomodado no banco do passageiro. “Agora iniciaremos um ajuste fino. Queremos eliminar também algumas situações em que o subesterço aparece”. Bem... Digamos que não sobraram muitas dessas situações. O “estudo” com seus 1.640 kg transmite muita confiança, mesmo quando algumas irregularidades traiçoeiras surgem na pista.


Neste Volvo sentimos movimentos violentos sim, mas solavancos desafiadores, não. Sua aderência também é exemplar, algo fundamental em um carro com 508 cv e torque máximo de 58,6 mkgf.


O S60 Polestar inicia mais uma volta rápida, e o turbo emite um zumbido como o de um enxame de abelhas enfurecidas. Enquanto isso, as duas saídas de escapamento sopram um som empolgante: gutural, profundo, enfim, emocionante.


Com um suspiro quase teatral, que normalmente apenas a melhor de todas as passageiras no caso de descontentamento é capaz de emitir, a válvula de alívio elimina o excesso de pressão do turbo. A direção modificada fornece respostas rápidas, mas com pouca sensação.


Outra ressalva: a alavanca do câmbio não desliza com muita facilidade. Mesmo assim, esse Volvo é determinado. Ah... se todos os “estudos” começassem assim! 


O S60 Polestar acelera de forma rápida e, a 2.000 rpm já atuam 42,8 mkgf sobre o sistema de tração. “Aliás”, pergunta o líder do projeto, Henrik Fries, “você notou a indicação de troca de marcha? Nós reprogramamos o aviso de colisão”. E eu o achando estúpido...


Ficha técnica


Vel. máx. acima de 300 km/h; Aceleração de 0 a 100 km/h 3s9; Consumo médio n/d; Motor 6 cil. em linha, transversal, turbo; Cilindrada 2.953 cm3; Potência 508 cv a 6.500 rpm; Torque 58,6 mkgf a 4.000 rpm; Câmbio manual, 6 marchas; Tração integral, Haldex; Rodas liga leve, aro 19”; Susp. diant. independente; Susp. traseira independente; Comprimento 4,62 m; Largura 1,88 m; Altura 1,45 m; Entre-eixos 2,77 m; Peso 1.640 kg 



Fonte: Carro Online

Naviraí Diário
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