Samu começa a funcionar no dia 1º de outubro em Naviraí

Postada por: Jr Lopes | Data 14/08/2013 | Imprimir
Modelo da ambulância do Samu que deve funcionar em Naviraí (Foto: Divulgação)


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem data para começar a funcionar em Naviraí. O prefeito Léo Matos informou que este benefício para saúde pública do município estará à disposição da população a partir de 1º de outubro. A população poderá solicitar o atendimento através do telefone 192. O veículo totalmente equipado foi conquistado através do Governo Federal através de indicação do deputado Federal Geraldo Resende.


O SAMU fará atendimento às urgências e emergências às vítimas de algum trauma de violência ao trânsito ou algum agravo clinico, onde serão atendidas com uma equipe capacitada e treinada, proporcionando qualidade e segurança no atendimento a população.


O prefeito Léo Matos comemorou a conquista deste beneficio, uma vez que tem por finalidade prestar socorro á população em casos de emergências. “Com isso, ocorrerá uma melhor qualidade no atendimento das vítimas de trânsito em nossa região”, destacou o prefeito Léo Matos.


Para a gerente de saúde do município Anelize Coelho, haverá também uma redução de números de óbitos, o tempo de internações em hospitais, e as sequelas decorrentes por falta de socorro precoce. “O serviço atende 24 horas as urgências de natureza traumática, clinica pediátrica, cirúrgica, gineco-obstetricia e de saúde mental da população”, disse Anelize.


A gerente lembra que a equipe do SAMU foi montada pela prefeitura que custeará a despesa desses funcionários que foi totalmente capacitada com seis condutores socorristas; seis auxiliares e técnicos em enfermagem e um Coordenador Enfermeiro.


Anelize lembra que O SAMU 192 de Naviraí será base descentralizada da cidade de Dourados, sendo regulada por uma central, com atendimento de um técnico telefonista, que passará a ligação para o médico regulador, que iniciará as orientações dos primeiros cuidados á vítima. “Ao mesmo tempo será deslocada uma viatura até o local do pedido de socorro, iniciando os cuidados de salvamento as vítimas”, explicou a gerente.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br