Serras Gaúcha e Catarinense registram neve na manhã desta quarta-feira

Postada por: Jr Lopes | Data 14/08/2013 | Imprimir
São Joaquim registrou neve na manhã desta quarta, dia 14 (Foto: Divulgação)


A entrada de uma forte massa de ar polar no Sul do Brasil derrubou as temperaturas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e houve registro de neve nas serras dos dois Estados na manhã desta quarta, dia 14. O fenômeno aconteceu nas cidades de São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS), que são vizinhas.


Na cidade catarinense, esse é o terceiro registro de neve este ano, os outros dois ocorreram entre os dias 22 e 23 de julho. Já na cidade de Bom Jardim da Serra, o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) registrou mínima de -1°C e chuva congelada.


Segundo a meteorologista Laura Ferreira, a chuva congelada acontece quando a gota ao cair da nuvem passa por uma camada de ar muito fria e se congela no meio do caminho, mas ao tocar a superfície ela derrete. Já a neve sai da nuvem em floco, não derrete no caminho e quando chega no solo consegue se manter por um tempo, dependendo da temperatura da superfície.


No Rio Grande do Sul, a quarta amanheceu com sensação térmica negativa na maioria das cidades. Das 34 estações do Inmet espalhadas pelo Estado, pelo menos 24 registraram frio abaixo de zero. Até por volta das 8h, fazia -0,7°C em Quaraí, mas a sensação térmica chegou a -3,6°C. Alegrete teve mínima de -0,3°C e sensação de -4,5°C e Bagé marcou -0,1°C e sensação de -4,8°C.


Em Caçapava do Sul, apesar do valor positivo de 0,8°C, a sensação foi de muito mais frio e chegou a -6,6°C. Canguçu marcou mínima de 1,7°C e sensação de -5,8°C, Santiago 1,4°C com sensação de -5,5, Uruguaiana 1,1°C com sensação de -3,7°C, Vacaria 2,2°C e sensação de -4,6°C, Canela 2,6°C com sensação de -3,7°C.


Segundo os meteorologistas da Somar, o dia segue gelado e a máxima não chega aos 10°C entre o norte do Rio Grande do Sul e o meio oeste de Santa Catarina e aos 12°C no oeste e sul do Paraná. Como o tempo permanece instável e as temperaturas estão muito baixas, ainda há condição para neve nas próximas horas, principalmente na serra catarinense.


Na quinta, dia 15, as temperaturas caem ainda mais no Sul e esperam-se mínimas negativas na Serra e Planalto de Santa Catarina e entre 0°C e 6°C em todo o interior da região. No entanto, não há mais risco de neve porque o tempo fica seco. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, a quinta vai amanhecer branca, mas por conta das geadas generalizadas.




Fonte: Canal Rural

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br