Léo quer transformar Naviraí em pólo universitário

Postada por: Andrey Vieira | Data 29/05/2013 | Imprimir
Prefeito Léo Matos durante encontro com representantes do IFMS (Foto: Assessoria)


Pensando no futuro educacional cada vez com qualidade para Naviraí, levando comodidade e aumentar o número de vagas para os que sonham em fazer uma faculdade, o prefeito Léo Matos, trabalha para transformar a cidade em um pólo Universitário.


Nesta segunda-feira (27), ele se reuniu com o reitor da IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) Marcus Aurélius Stier Serpe, e reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Fábio Edir dos Santos Costa. Nos dois os encontros foram discutidos o aumento da demanda existente na cidade.


Léo se reuniu primeiramente com o reitor da IFMS, no encontro ficou sacramentada à vinda do instituto para Naviraí. De acordo com Marcus Aurélius, a previsão de início dos cursos para 2014 em um espaço cedido provisoriamente pelo município. Ele prevê que num prazo de 60 a 90 dias seja publicado, o edital de concurso público para contratação de professores e parte do administrativo para compor o quatro do IFMS. “O número de vagas e cursos ainda estamos discutindo com o Ministério da Educação, mas nossa previsão é de uma movimentação mensal de R$2 milhões na cidade entre pagamento de servidores e despesas de manutenção do instituto”, disse.


Serpe disse ainda que a previsão do término da obra será ainda em 2014, e de acordo com a Casa Civil, a presidenta Dilma deve inaugurar o IFMS em Naviraí. “A cidade foi recordista em nos repassar a área para união, não tem mais volta o instituto virá para Naviraí e deve ser inaugurado pela Dilma”, destacou.


AMPLIAÇÃO DA UEMS


Durante o encontro com o reitor da UEMS Fábio Edir, a diretora local da Unidade professora Inês de Souza Barba e o prefeito Léo Matos, foi discutida a ampliação da unidade com possibilidade da prefeitura doar uma área para construção de um novo prédio. Ele lembrou que a unidade disponibiliza em Naviraí três cursos – Direito, Química e Tecnologia em Alimentos, mas a ampliação possibilitará á vinda de novos cursos de outras áreas. “A maioria dos alunos é de Naviraí, mas temos alunos do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais”, lembrou ao destacar da importância da ampliação da unidade de Naviraí.


O prefeito disse que vem trabalhando na criação de novas vagas para as universidades de Naviraí e vem mantendo entendimento freqüente com as instituições públicas e privadas. Ele destacou que uma de suas metas é transformar Naviraí em um pólo universitário.


“Nosso objetivo é evitar que nossos acadêmicos viajam para cursar uma faculdade em outra cidade. Temos proposta para construção da sede própria da Anhanguera, agora à vinda do IFMS e do Instituto Técnico Federal, no qual as obras estão aceleradas no bairro Boa Vista e agora recebemos essa notícia de ampliação da UEMS, coisas boas estão por vir, pois estamos trabalhando forte para isso acontecer”, comentou o prefeito ao lembrar que a cidade universitária futuramente deve ser construída aos arredores da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.


As reuniões tiveram a participação do gerente de Educação Ciro Toaldo, gerente de Planejamento e Gestão Pública Cesar Martins da Fonseca e do líder do prefeito na Câmara vereador Marcus Douglas Miranda.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br