Cinco empregos para quem gosta de navegar nas redes sociais

Postada por: Jr Lopes | Data 04/05/2013 | Imprimir
Desenvolvedores de games ou aplicativos: uma das profissões que atrai quem gosta de navegar pela internet e redes sociais (Foto: Divulgação)


Plataformas como Facebook, Twitter e LinkedIn oferecem uma maneira fácil de se comunicar, se conectar com amigos há muito perdidos e até mesmo atualizar sua rede de contatos profissionais. Com mais de 500 milhões de usuários ativos no Facebook, 175 milhões de pessoas no Twitter (que enviam 95 milhões de tweets diários) e 100 milhões de contas no LinkedIn (incluindo um milhão de páginas de empresas), é seguro dizer que as redes sociais tornaram-se uma mania mundial.
 

Infelizmente, os empregadores não necessariamente compartilham todo esse entusiasmo para com as redes sociais. Uma análise rápida do volume de conteúdo produzido nessas plataformas nos diz que há uma grande probabilidade de alguns deles terem sido produzidos durante a jornada de trabalho, fazendo com que muitos empregadores implementem políticas de mídia social mais rigorosas ou até mesmo proíbam o uso das redes sociais no trabalho.


Mas, o que os profissionais podem fazer para continuar navegando pelas redes sociais e não correrem o risco de serem pegos pelos chefes tuitando em seu smartphones ou jogando? Saiba que algumas funções, muitas delas criadas a partir do avanço das tecnologias e ferramentas on-line, podem ser uma forma de unir o útil ao agradável.


O site americano de carreiras CareerBuilder fez uma lista com cinco profissões que permitem que a pessoa fique navegando pelas mídias sociais durante todo o dia e, o melhor, sendo pago para isso. Os dados se referem ao mercado de trabalho dos Estados Unidos, mas a cada dia, mais e mais pessoas em todo o mundo começam a se especializar nessas funções:
 

Estrategista de mídia social: Este é bastante óbvio, mas, justamente por este motivo, foi incluído na lista. Estrategistas de mídia social trabalham em casa, em agências de relações públicas ou como autônomos para analisar e planejar a estratégia de mídia social da empresa. As tarefas podem incluir o monitoramento, aumentar o número se seguidores e interações, e criar conteúdo para vários canais de mídia social. Salário médio: Uma vez que o trabalho ainda é relativamente novo, dados sobre os salários ainda não são precisos. De acordo com um relatório da Social Media Influence intitulado The State of Social Media Jobs, os estrategistas de mídia social geralmente ganham entre US$ 40 mil e US$ 60 mil por ano.
 

Recrutador: A mídia social está se tornando uma grande ferramenta para os recrutadores, que muitas vezes buscam perfis no LinkedIn e no Facebook a fim de encontrar os candidatos adequados para vagas de emprego. Esta prática é agora tão utilizada que uma pesquisa recente da OfficeTeam constatou que mais de um terço dos gestores de RH acreditam que os perfis de mídia social irão substituir os tradicionais currículos no futuro. Salário médio: de acordo com CBsalary.com, os recrutadores ganham um salário médio anual de US$ 61.343.
 

Desenvolvedor de jogos/aplicativos: Alguém tinha que criar o Farmville, certo? Os desenvolvedores de produtos criam e constroem os aplicativos e jogos que todos os internautas tanto amam. Salário médio: Os relatórios de pesquisa SMI indicam que os desenvolvedores de produtos de mídia social ganham um salário médio anual entre US$ 75 mil e US$ 100 mil.
 

Gerente de Relações Públicas/Marketing: Para as empresas que não têm especialistas de mídia social, o trabalho de representar uma empresa nessas áreas geralmente cai sobre os ombros das equipes de marketing e de relações públicas. Salário médio: Os gerentes de marketing ganham uma média de US$ 108,5 mil por ano, de acordo com o BLS. Já para os gerentes de relações públicas, a remuneração média anual é de US$ 89.430.
 

Representante de atendimento ao cliente: A mídia social dá aos clientes acesso direto e imediato às marcas. Assim, os consumidores muitas vezes postam reclamações, dúvidas ou elogios sobre a marca diretamente em suas páginas de mídia social. Representantes de serviço ao cliente devem estar a postos para responder rapidamente às consultas dos clientes. Salário médio: De acordo com o Bureau of Labor Statistics, o salário médio por hora para os representantes de serviço ao cliente é US$ 14,36.




Fonte: BBC

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br