Bombeiros suspendem buscas por desaparecidos em porto no Amapá

Postada por: Jr Lopes | Data 28/03/2013 | Imprimir
Desabamento de um porto deixa seis desaparecidos no Amapá (Foto: A Gazeta)


Após mais de 18 horas de operações, o Corpo de Bombeiros de Santana (AP) suspendeu por volta das 18h desta quinta-feira (28) as buscas, ainda sem sucesso, dos seis trabalhadores de uma mineradora desaparecidos no rio Amazonas. Bombeiros mergulhadores retornam o trabalho às 5h de sexta-feira (29).
 

Os trabalhadores foram arrastados após um desmoronamento de um barranco no porto da Anglo American, por volta da 0h30. Instalações e equipamentos também foram levados.


Segundo o major Roberto Nery, do Corpo de Bombeiros, as equipes de mergulhadores enfrentam dificuldade de encontrar as vítimas devido à falta de visibilidade das águas turvas do rio. A profundidade é superior a 20 m. Para o major, os funcionários provavelmente estão soterrados.


A mineradora Anglo American afirmou que o acidente foi causado pela movimentação anormal de água no rio Amazonas --uma onda grande que atingiu a orla do rio, provocando o desabamento.
 

A empresa disse que o píer flutuante era utilizado na atracação de navios que embarcam minério de ferro. No momento do acidente, os seis funcionários estavam trabalhavam na operação de um navio.
 

Portos de uma distribuidora de combustível e de passageiros também foram afetados pelo desmoronamento. Eles passaram por vistoria da Marinha, que decidiu abrir um inquérito para investigar as causas do acidente.
 

De acordo com o Imap (instituto estadual do meio ambiente), as licenças da mineradora estão válidas.




Fonte: Folhaonline

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br