Sexta-Feira Santa tem previsão de baixas temperaturas no Centro-Sul do Brasil

Postada por: Jr Lopes | Data 28/03/2013 | Imprimir


PREVISÃO PARA SEXTA, 29 DE MARÇO


SUDESTE

Nesta sexta, dia 29, a frente fria se desloca um pouco mais ao norte do Sudeste, mas ainda mantém o tempo instável e com previsão de chuva para a metade norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Desta vez, o destaque vai para o noroeste mineiro, onde a chuva deve ser mais intensa e os temporais mais generalizados. Previsão de chuva também para o leste de São Paulo, onde os ventos úmidos que sopram do oceano mantêm uma maior quantidade de nuvens ao longo do dia e a condição para chuvas fracas e isoladas.


As temperaturas caem na maior parte da região e a previsão é de uma madrugada com sensação de frio em grande parte de São Paulo e nos pontos mais altos de Minas Gerais. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas não sobem tanto ao longo do dia e o calor fica restrito ao norte mineiro e oeste de São Paulo e Minas Gerais.


SUL

Na sexta, uma massa de ar seco e frio mantém o tempo firme e as temperaturas baixas na maior parte do Sul do Brasil. Com poucas nuvens no céu, a temperatura cai rapidamente durante a madrugada e o dia começa com termômetros abaixo de 15°C na maior parte da região. Durante o dia, o sol predomina e garante a elevação das temperaturas e chega até mesmo a fazer calor no oeste gaúcho.


A previsão de chuva, novamente, fica restrita ao litoral, onde os ventos úmidos do oceano favorecem a ocorrência de pancadas isoladas ao longo do dia. Com mais um dia sem chuva, a umidade do ar segue em queda e os índices de umidade ficam críticos na fronteira com o Uruguai.


CENTRO-OESTE

Na sexta, a chuva continua concentrada na metade norte da região e, desta vez, o destaque vai para a divisa de Goiás com Minas Gerais, onde a chuva é mais persistente ao longo do dia e a condição para temporais é mais elevada. Previsão de tempo firme e predomínio de sol entre o sudoeste de Mato Grosso e a maior parte de Mato Grosso do Sul.


O dia começa com temperaturas amenas na maior parte da região e o destaque continua sendo o frio na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraná. No período da tarde, as temperaturas entram em elevação e faz calor na maior parte do Centro-Oeste.


NORDESTE

Na sexta, as pancadas de chuva seguem atingindo alguns Estados nordestinos. Desta vez, há previsão de chuva com maior intensidade na área entre o norte do Maranhão, o litoral do Piauí e centro-norte do Ceará. A previsão também indica chuva para grande parte do interior, incluindo o Sertão, mas de fraca intensidade. A umidade do ar fica baixa principalmente no norte baiano, com valores entre 20% e 30%.


NORTE

Na sexta-feira, segue a condição para chuva forte e temporal no Amazonas, porém agora na faixa oeste do Estado. Nesta área, a previsão indica acumulados de chuva em torno dos 50 mm. As pancadas de chuva atingem também grande parte do Pará, sendo com maior intensidade no oeste do Estado. Somente no norte de Roraima há previsão de tempo seco. Toda a região deve ter um dia abafado, e as máximas ficam na casa dos 33°C em Palmas e 32°C em Manaus.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE

No sábado, o dia começa com temperaturas um pouco mais elevadas, mas ainda faz frio em alguns municípios paulistas e mineiros. As máximas, de forma geral, devem ser menores que nos últimos dias e a tarde será de temperaturas amenas na maior parte da região.


A previsão de chuva continua concentrada entre a metade norte de Minas Gerais e Espírito Santo e no litoral de São Paulo com potencial para novos temporais no noroeste mineiro. No Rio de Janeiro e na maior parte de São Paulo, a previsão é de tempo firme e dia ensolarado.


No domingo, a chuva perde força e passa a ocorrer apenas na forma de pancadas sobre Minas Gerais e Espírito Santo. Na segunda-feira, o tempo fica firme na maior parte do Sudeste e deve chover apenas no norte capixaba.


Nos próximos dias, a chuva retorna para o Estado de São Paulo e também volta a condição para temporais, principalmente no oeste paulista. Também há previsão de chuva, mas de forma mais fraca e isolada para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.


SUL

No sábado, a massa de ar frio começa a perder força e as temperaturas entram em elevação em toda a região. Apesar disso, o dia ainda começa com sensação de frio na maior parte do Sul do Brasil, mas a presença do sol garante a volta do calor para parte do Rio Grande do Sul, do oeste de Santa Catarina e Paraná.


Assim como nos últimos dias, a chuva fraca e isolada continua concentrada no litoral, especialmente entre Santa Catarina e Paraná. No interior, o ar seco continua predominando, principalmente no Rio Grande do Sul, onde vários municípios registram umidade abaixo do ideal.


No domingo, segue a previsão de tempo firme para a maior parte da região e temperaturas em elevação. Na segunda-feira, áreas de instabilidade formadas entre o Paraguai e a Argentina voltam a provocar chuva e temporais no oeste.


Nos próximos dias, a instabilidade provoca chuva em todo o Sul do Brasil, mas o destaque vai para o oeste paranaense, onde a chuva é mais frequente e os temporais mais intensos e generalizados.


CENTRO-OESTE

No sábado, a chuva continua concentrada na metade norte da região e, desta vez, o destaque vai para o norte de Mato Grosso, onde a chuva será mais intensa e é mais elevado o potencial para temporais. Em Mato Grosso do Sul, o tempo firme e o sol predominam e a chuva ocorre apenas de forma fraca e isolada no norte do Estado. Depois de uma manhã com temperaturas amenas, à tarde faz calor, com exceção do sudeste de Goiás.


No domingo, permanece a condição de enfraquecimento da instabilidade sobre a região e as pancadas de chuva, cada vez mais fracas e isoladas, continuam concentradas mais ao norte. Na segunda-feira, a chuva volta a ocorrer, ainda de forma fraca e isolada, sobre Mato Grosso do Sul e também há previsão de chuva para Mato Grosso.


Nos próximos dias, a formação de novas áreas de instabilidade entre o Paraguai e a Argentina volta a provocar chuvas fortes e temporais sobre Mato Grosso do Sul. Também há previsão de chuva fraca e isolada para Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.


NORDESTE

No sábado, pancadas de chuva seguem atingindo o Maranhão, sul do Ceará e Piauí, ainda com baixo acumulado. Por outro lado, o tempo segue seco desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. O calor segue intenso, principalmente no interior Nordestino. A umidade relativa do ar continua baixa em todo o Sertão e os índices ficam entre 20% e 30%. O tempo permanece seco e quente em grande parte do Nordeste.


Somente nas regiões entre o Maranhão e norte do Piauí e entre Sergipe e o Agreste pernambucano há previsão de pancadas fracas de chuva. No período entre 2 e 6 de abril, a previsão indica baixos volumes de chuva em praticamente toda a região, somente entre o centro do Maranhão e do Piauí os volumes variam entre 30 mm e 50 mm. Com isso, a seca se agrava ainda mais em todo o interior nordestino. Em relação às temperaturas, os dias seguem quentes com máximas entre 30°C e 33°C em toda a região.


NORTE

O sábado tem previsão de chuva forte em diversas áreas do Norte. Há previsão de chuva intensa no extremo sul e norte do Amazonas, parte do litoral do Amapá e sul de Roraima. Durante a tarde, o calor e a alta umidade relativa do ar provocam formam nuvens carregadas e as pancadas de chuva atingem as demais áreas, porém com menor intensidade. Ainda faz calor e o sábado será muito quente em Roraima, com máxima de 37°C em Boa Vista.


Entre os dias 2 e 6 de abril, a tendência é de que as chuvas fortes continuem atingindo o Estado de Amazonas, onde a previsão indica volumes de chuva entre 70 mm e 100 mm neste período. Chove forte também em todo o litoral do Amapá, com acumulados também entre 100 mm e 130 mm. Nos demais Estados, a chuva será mais fraca, principalmente em Tocantins e Roraima. Em grande parte do Acre e de Rondônia, a previsão indica chuva em torno dos 30 mm para o período citado.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br