Outono inicia nesta quarta com previsão de chuva para todas as regiões do país

Postada por: Jr Lopes | Data 20/03/2013 | Imprimir
Segundo a Somar Meteorologia, há risco de temporais sobre as regiões Sul e Centro-Oeste (Foto: Divulgação)


PREVISÃO DO TEMPO PARA QUARTA, DIA 20


SUDESTE

Com o início do outono nesta quarta, dia 20, o sol volta a aparecer, mas ainda entre muitas nuvens. O dia fica com tempo firme em boa parte da região e, a partir da tarde, nuvens mais carregadas voltam a se formar no Sudeste, provocando pancadas de chuva. Além disso, há risco para temporais no oeste do Estado de São Paulo. A temperatura volta a se elevar aos poucos e deixa o dia agradável.


SUL

A quarta começa com temporais em todo o Rio Grande do Sul, com volumes acumulados de chuva entre 30 e 60 milímetros na maior parte dos municípios. A temperatura mínima sobe mais um pouco em relação à terça, dia 19, mas, durante a tarde, a temperatura não sobe devido ao tempo fechado e chuvoso. Sobre Paraná e Santa Catarina, há previsão de pancadas de chuva. Com mais nebulosidade sobre os dois Estados, a amplitude térmica deve diminuir. A madrugada será menos fria e a tarde terá temperaturas um pouco mais baixas.


CENTRO-OESTE

Na quarta, há previsão de chuva para todo o Centro-Oeste e, desta, vez o risco de temporais cobre todos os Estados da região. Por conta do tempo encoberto, as temperaturas continuam em queda, mesmo assim, o dia ainda segue abafado.


NORDESTE

Pancadas de chuva atingem todo o Nordeste nesta quarta. No Maranhão, a chuva vem acompanhada de descargas elétricas e os volumes acumulados devem ser grandes em alguns municípios. Com o retorno da precipitação, diminui o número de cidades com baixos índices de umidade relativa do ar.


NORTE

A presença da Zona de Convergência Intertropical e de áreas de instabilidade formadas pelo calor e a umidade da Amazônia mantêm a condição de chuva sobre a região Norte na quarta. As pancadas de chuva se alternam com períodos de sol, mas atingem a maioria dos municípios. Há previsão de fortes temporais no Amapá, Pará e Tocantins.


PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE

A quinta, dia 21, começa com intensos temporais sobre São Paulo. O tempo volta a ficar encoberto em grande parte do Sudeste, mas, ao longo do dia, ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre nuvens, deixando o tempo abafado. Na quinta, os temporais perdem intensidade sobre São Paulo. Nos próximos dias, o calor volta a tomar conta da maior parte do Sudeste e a chuva ocorre na forma de pancadas, distribuídas entre a tarde e a noite. No sábado, dia 22, há previsão para temporais e chuva forte sobre o sul do Rio de Janeiro, deixando a Serra em estado de alerta.


SUL

Na quinta, a chuva perde força e a temperatura entra em declínio no Rio Grande do Sul. Entretanto, a nova onda de frio não será tão forte. O tempo deve ficar ainda mais fechado e com chuva na faixa leste, Grande Porto Alegre, Serra e norte do Rio Grande do Sul. Sobre o Paraná e Santa Catarina, a frente fria se desloca e provoca chuva e temporais generalizados. O frio da madrugada perde a força e, por conta dos ventos que voltam a soprar do quadrante norte, as temperaturas entram em elevação. Nos próximos dias, áreas de instabilidade perdem força na região Sul e os períodos de presença de sol voltam a predominar. Com a presença de ar seco sobre a região, as madrugadas continuam frias e as tardes terão temperaturas mais elevadas.


CENTRO-OESTE

Na quinta, ao longo do dia, a nebulosidade varia sobre o Centro-Oeste. Por conta do tempo mais fechado, as temperaturas entram em declínio. Entre o final da tarde e a noite, por conta da formação de nuvens mais carregadas, pancadas de chuva atingem em boa parte da região. Não há previsão de chuva apenas no centro-oeste do Mato Grosso do Sul. O potencial para temporais permanece sobre o Mato Grosso ao longo do dia. Nos próximos dias, pancadas de isoladas de chuva voltam a atingir grande parte do Centro-Oeste.


NORDESTE

A quinta começa com condição para chuvas fortes e isoladas sobre Maranhão, Piauí e Ceará. No restante do Nordeste, o tempo firme predomina e, desde o começo do dia, há sensação de abafamento. Ao longo do dia, a nebulosidade varia sobre grande parte do Nordeste e provoca chuvas isoladas. O tempo deve ser ensolarado e sem previsão de chuva entre o nordeste da Bahia e o sudeste do Pernambuco. Nos próximos dias, a chuva continua concentrada mais a oeste da região e passa a ocorrer de forma mais frequento no litoral norte. No leste, entre o litoral de Pernambuco e Sergipe, o tempo fica mais seco e a chuva, quando ocorre, é fraca e isolada.


NORTE

Na quinta, há previsão de chuvas tropicais e também associadas à Zona de Convergência Intertropical na parte norte da região. Já sobre parte do Estado do Amazonas e Pará, o potencial para temporais permanece com elevados acumulados de chuva a qualquer hora do dia. Nos próximos dias, a Zona de Convergência Intertropical provoca chuva forte no Amapá e no norte do Pará. Além disso, os temporais mais intensos ficam concentrados na metade oeste da região.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br