Excesso de chuva ameaça a colheita de soja em Dourados

Postada por: Jr Lopes | Data 19/02/2013 | Imprimir


O excesso de chuva, principalmente nas últimas semanas, está causando problemas aos produtores de Dourados, região sul do estado, que precisam terminar a colheita da safra de soja. Eles afirmam que as máquinas só conseguem entrar na lavoura no intervalo das chuvas, reduzindo o tempo da colheita.


O agricultor Darci Decian plantou 1.800 hectares de soja, mas só conseguiu colher 600. Na mesma situação estão outros produtores da região.  Em fevereiro, nas primeiras semanas já choveu 133 mm na região, quase o volume total estimado para o mês, que é de 141mm.


As chuvas de fevereiro somadas à estiagem de janeiro devem reduzir, segundo a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a produtividade das lavouras na região.


De acordo com o engenheiro agrônomo Antônio da Silva, a maior ameaça agora é com a qualidade do grão. Ele explica que se continuar chovendo por mais alguns dias, o grão será afetado.  ‘A entrada de fungos e doenças diminuirá a qualidade do produto’, explica o técnico.




Fonte: G1-MS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br