Sol predomina e Mato Grosso do Sul terá tempo firme nesta terça
PREVISÃO PARA TERÇA, DIA 5
CENTRO-OESTE
Nesta terça-feira, segue a previsão de chuva para a maior parte do Centro-Oeste. Novamente, as chuvas mais intensas e generalizadas atingem o sul de Mato Grosso e Goiás, trazendo risco de alagamentos no período da tarde para as Capitais Cuiabá e Goiânia.
Somente no Mato Grosso do Sul o dia será de tempo firme e com predomínio de sol entre nuvens. Na maior parte da região, os períodos com presença de sol serão maiores que na segunda-feira e, por isso, as temperaturas se elevam ainda mais.
SUDESTE
A frente fria se desloca entre os litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, deixando o tempo instável nestes dois Estados e também em grande parte de Minas Gerais ao longo do dia. Segundo a Somar, deve haver uma diminuição na intensidade da precipitação, mas ainda há potencial para chuvas intensas e temporais, principalmente sobre o sul de Minas Gerais e no Estado capixaba.
Em São Paulo, o tempo firme predomina. As temperaturas pouco mudam e, de forma geral, seguem mais baixas no leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
SUL
Na terça, a massa de ar seco segue atuando no Sul do país e, com a umidade do ar baixa, há um aumento da amplitude térmica. A madrugada novamente começa com sensação de frio na maior parte da região, mas o sol que aparece desde as primeiras horas do dia garante a rápida elevação das temperaturas e uma tarde de calor na maior parte da região Sul. Novamente, a exceção fica por conta do litoral, onde os ventos mais úmidos mantêm uma maior quantidade de nuvens e dificultam a elevação das temperaturas.
NORDESTE
Na terça, a chuva na forma de pancadas avança um pouco mais pelo interior e também volta a chover de forma fraca e isolada em alguns pontos do litoral. Mesmo assim, o sol ainda predomina em todo o Nordeste e mantém as temperaturas elevadas. No começo do dia, deve haver sensação de abafamento na região e, à tarde, volta a fazer calor. Além das temperaturas elevadas, grande parte do Nordeste terá mais um dia com baixa umidade do ar.
NORTE
Na terça-feira, apesar de ainda haver previsão de chuvas fortes para o sudoeste da região, de uma forma geral, as chuvas perdem intensidade e há um maior predomínio do sol. O dia já começa com sensação de abafamento e a presença do sol garante uma tarde de calor em todo o Norte do país. No leste e em Roraima, onde a umidade do ar é menor, as temperaturas sobem mais e o calor deve ser mais intenso.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
CENTRO-OESTE
Na quarta, pancadas de chuva continuam atingindo grande parte do Centro-Oeste. Somente no sul de Mato Grosso do Sul não há previsão de chuva. Novamente, o sul de Goiás registra as chuvas mais intensas que ocorrem, principalmente a partir do fim da tarde. Com relação às temperaturas, a manhã já será com sensação de abafamento em grande parte da região, e, à tarde, o calor toma conta do Centro-Oeste.
Na quinta, o destaque volta a ser Mato Grosso, onde a chuva forte retorna no oeste, com acumulados que, em alguns municípios, superam os 60 mm. Além disso, pancadas de chuva atingem todos os pontos da região. Na sexta, segue a previsão de pancadas de chuva para toda a região. Novamente, em Mato Grosso as chuvas devem ser mais intensas. Nos próximos dias, há previsão de chuva para todo o Centro-Oeste, com destaque para o oeste de Mato Grosso e leste de Mato Grosso do Sul.
SUDESTE
Mesmo com o afastamento da frente fria para o oceano, o canal de umidade segue alimentando a instabilidade sobre o Sudeste e a quarta-feira deve ser chuvosa em parte de Minas Gerais e entre o norte fluminense e sul do Espírito Santo. Nestas regiões, a sequência de dias com chuva aumenta o risco de deslizamentos nas regiões de encostas.
Em São Paulo, o tempo firme ainda predomina, mas os ventos úmidos que sopram do oceano voltam a provocar chuvas fracas no leste do Estado. As temperaturas, de uma forma geral, devem registrar uma ligeira queda, mas segue fazendo calor à tarde no oeste paulista e no norte da região.
Na quinta-feira, volta a chover forte em São Paulo entre a tarde e a noite. Em grande parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e norte do Espírito Santo, também há previsão de chuva. Na sexta, embora haja previsão de chuva para grande parte da região, o destaque segue sendo o Estado paulista, onde chove de forma mais intensa ao longo da divisa com o Paraná. Nos próximos dias, as chuvas mais intensas, generalizadas e frequentes ocorrem mais ao sul da região. O norte tem predomínio de tempo firme e pancadas de chuva mais fracas e isoladas.
SUL
Na quarta, o dia já começa com uma pequena elevação das temperaturas, mas, mesmo assim, ainda faz frio nos pontos mais altos do Sul. Novamente, a previsão é de um dia de tempo firme, com presença do sol, poucas nuvens sobre os três Estados e calor à tarde cobrindo grande parte da região. A partir do meio da tarde, há um aumento da nebulosidade e, até o fim do dia, há previsão de pancadas fracas e isoladas de chuva para a área compreendida entre a metade norte gaúcha e o sul paranaense.
Na quinta, o tempo firme predomina durante a maior parte do dia, mas pancadas de chuva voltam a ocorrer entre a tarde e a noite. Desta vez, a instabilidade cobre grande parte da região e com aumento do risco de temporais no oeste catarinense. Na sexta, segue a previsão de chuva para grande parte da região, com previsão de chuvas mais fortes entre Florianópolis e o norte paranaense. Ao longo dos próximos dias, os eventos de chuva seguem ocorrendo principalmente na forma de pancadas e atingem o norte da região de forma mais intensa e generalizada.
NORDESTE
Na quarta, há predomínio de sol entre nuvens na maior parte do dia sobre o Nordeste. A chuva segue ocorrendo, mas na forma de pancadas isoladas. Há previsão de chuva para a área entre o Maranhão e o Ceará, oeste da Bahia e entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Alagoas. As temperaturas também não variam muito e seguem elevadas em todo o Nordeste.
Nos próximos dias, há previsão de chuva para a maior parte da região, mas a chuva segue sendo fraca e isolada. Apenas entre o Piauí e Maranhão há potencial para temporais isolados. Com o sol predominando, apesar de uma pequena queda nas temperaturas, o calor permanece cobrindo todo o Nordeste no período da tarde.
NORTE
Na quarta, as áreas de instabilidade seguem perdendo força no sudoeste da região, embora ainda permaneça o potencial para temporais isolados. Nos demais pontos do Norte do país, a chuva segue ocorrendo de forma mais fraca e isolada. Apesar da diminuição do potencial para temporais, as chuvas ficam mais generalizadas e, com isso, as temperaturas máximas devem registrar uma ligeira queda.
Na quinta e sexta-feira, volta chover forte no sul de Amazonas e Pará e em grande parte de Roraima. Nos dois dias, são esperados volumes de chuva superiores a 60 mm em alguns municípios. Nos próximos dias, as chuvas mais fortes seguem concentradas mais a oeste e a novidade vai para o retorno de chuvas mais fortes para Roraima. No leste, as pancadas são mais fracas e isoladas, com exceção do litoral do Amapá, que segue recebendo chuvas mais frequentes e generalizadas.
Fonte: Somar Meteorologia
www.naviraidiario.com.br