Mato Grosso do Sul pode expandir milho safrinha para 1,5 milhões de hectares

Postada por: Jr Lopes | Data 29/01/2013 | Imprimir


Os produtores de Mato Grosso do Sul podem cultivar até 1,5 milhão de hectares com milho safrinha neste ano, 8,4% mais que os 1,384 milhão de hectares plantados em 2012, estima a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Mas isso não significa que o volume colhido será maior que o do ano passado, observou o presidente da entidade, Eduardo Côrrea Riedel, no primeiro dia da expedição da Equipe 1 do Rally da Safra 2013.


– O que a gente pode dizer é que o milho vai ser plantado numa época boa, mas é difícil apontar uma produtividade porque tudo depende das condições climáticas – justificou.


Para primeira safra, a Agroconsult, que organiza o evento, prevê uma queda de 21,2% na produção do Estado em virtude da perda de área para soja, cujos preços estavam mais rentáveis na época de plantio. De acordo com a consultoria, os agricultores sul-mato-grossenses devem colher apenas 360 mil toneladas de milho verão, ante 460 mil toneladas em 2012.


– Nós plantamos bem pouco milho verão aqui esse ano – disse Riedel.


Esta etapa do Rally da Safra 2013 focará o trabalho de campo em Mato Grosso do Sul nas lavouras de soja precoce. A equipe se aprofundará nas análises de milho a partir de quinta, dia 31, quando deve percorrer as plantações de Cascavel, no Paraná.




Fonte: Estadão

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br