Chuvas atingem regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte nesta quinta
PREVISÃO PARA QUINTA, DIA 10
SUDESTE
Na quinta, dia 10, a frente fria organiza a umidade da Amazônia sobre o Sudeste. Com isso, a previsão é de mais um dia com muitas nuvens e chuva forte sobre São Paulo, Minas Gerais e parte do Rio de Janeiro. Em alguns municípios, os volumes acumulados devem ultrapassar 45 milímetros, o que aumenta o risco de deslizamentos em áreas de risco e que já estão com o sol encharcado, como o Vale do Paraíba. Podem ocorrer descargas elétricas nestes pontos e os ventos podem passar de 60km/h em alguns municípios. A chuva e a nebulosidade mantêm as temperaturas agradáveis em grande parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Espírito Santo, o dia é de calor e o tempo permanece firme.
SUL
Na quinta, o tempo fica firme no Paraná, apesar de uma maior quantidade de nuvens ao longo do dia. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, céu com poucas nuvens e tempo firme. Com a entrada de uma massa de ar mais frio, a madrugada é de temperaturas baixas no norte e nas serras gaúcha e catarinense, além do planalto de Paraná e Santa Catarina. Mesmo com o sol presente desde as primeiras horas do dia e a rápida elevação das temperaturas, faz calor apenas no oeste da região durante a tarde. Com o tempo mais seco, o período da tarde será de baixa umidade do ar em grande parte da região Sul, especialmente na fronteira com o Uruguai.
CENTRO-OESTE
Na quinta, as áreas de instabilidade se intensificam sobre o Centro-Oeste. Há previsão de chuva forte sobre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Em alguns pontos do Estado goiano são esperados volumes de chuva superiores a 60 milímetros. Com a concentração das áreas de instabilidade mais a leste da região, as temperaturas ficam mais amenas. No oeste, o calor predomina.
NORDESTE
A previsão para quinta é de chuva no oeste da região, que deve ser mais forte em alguns pontos do Maranhão. Pancadas fracas de chuva podem atingir o litoral de Pernambuco e Alagoas. Na maior parte do Nordeste, a previsão é sol entre nuvens. Depois de uma madrugada de temperaturas amenas em boa parte da região e da sensação de abafamento no litoral norte, a tarde é de calor em todo o Nordeste. Além do calor e do tempo seco, quem também toma conta da região, os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo do ideal na maior parte da região.
NORTE
Na quinta, ocorre um aumento das áreas de instabilidade no sul da região e, com isso, aumenta ainda mais o risco de temporais. No sudeste do Pará, a previsão é de chuva com volumes superiores a 60 milímetros. Mais para o norte, a chuva ocorre na forma de pancadas no fim da tarde. Mesmo onde há previsão de chuva forte, o sol aparece durante parte do dia e mantém a sensação de calor em toda a região.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na sexta, dia 11, as áreas de instabilidade passam a atuar mais sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro e, com isso, o tempo volta a ficar firme na maior parte de São Paulo. Somente no leste e norte, segue a condição de chuva, mas já em menor intensidade. Deve chover forte em Minas Gerais, com estimativa de acumulados acima de 45 milímetros no oeste do Estado. No Espírito Santo, também ocorre um aumento da nebulosidade e há condição para chuva a qualquer momento do dia. A entrada de uma massa de ar mais seco e frio deixa as temperaturas baixas durante a madrugada no sul paulista. A tarde será de temperaturas agradáveis na maior parte da região. No sábado, há previsão de chuva para todo o Sudeste, sendo mais intensa sobre o oeste mineiro e norte de São Paulo. No domingo, dia 12, o tempo firme predomina no norte da região e a previsão é de mais um dia com chuva no sul, sendo forte ao longo da divisa com o Paraná. No começo da próxima semana, segue a condição de precipitação na maior parte da região. Temporais e chuva forte devem ser intensos, principalmente sobre São Paulo.
SUL
Na sexta, os ventos úmidos que sopram do oceano trazem um aumento da nebulosidade e provocam pancadas de chuva entre o litoral do Paraná e Santa Catarina. Nos demais pontos da região, será mais um dia de tempo firme e poucas nuvens. As temperaturas caem ainda mais durante a madrugada, que será fria na maior parte da região. Com a presença do sol e poucas nuvens no céu, as temperaturas se elevam rapidamente. Faz calor somente no oeste. Novamente, a previsão é de um dia com baixa umidade do ar em grande parte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina e Paraná. No sábado, volta a chover na forma de pancadas de fim de tarde em grande parte do Paraná, Vale do Itajaí e no litoral norte catarinense. No Rio Grande do Sul, segue o tempo firme. No domingo, pancadas de chuva atingem Paraná, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. No leste do Paraná, há potencial para transtornos, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba. No começo da próxima semana, embora haja previsão de chuva para toda a região, somente no leste de Santa Catarina e Paraná a precipitação será mais intensa e generalizada.
CENTRO-OESTE
A semana termina com chuva forte no norte da região e tempo firme no sul. Novamente, há previsão de fortes temporais sobre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com volumes acumulados superiores a 60 milímetros. Com tanta chuva e nebulosidade, as temperaturas caem consideravelmente no norte de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. No sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, a tarde será de calor. No sábado e domingo, o canal que transporta umidade da Amazônia para o Sudeste mantém o tempo fechado e com condições para chuva e temporais a qualquer momento do dia sobre o norte do Centro-Oeste. Mais para o sul, a chuva ocorre na forma de pancadas e o sol predomina durante a maior parte do dia. Ao longo da próxima semana, as condições de tempo permanecem as mesmas, com chuva mais forte sobre a metade norte da região e mais isoladas ao sul.
NORDESTE
Na sexta, o deslocamento de áreas de instabilidade que atuam no Sudeste traz também um avanço da chuva para parte da Bahia. Além do Estado baiano e do sul do Piauí e Maranhão, também há previsão de chuva para a faixa entre o litoral do Maranhão e Alagoas, mas de forma mais fraca e isolada. Mesmo onde há previsão de chuva, o sol predomina durante a maior parte do dia e garante mais uma tarde de calor. No fim de semana, além da chuva do oeste da região, ocorre a volta da chuva de forma mais generalizada para o litoral. Ao longo da próxima semana, há previsão de chuva para toda a região, mas ela só será consistente e generalizada na faixa oeste.
NORTE
Na sexta, a chuva perde intensidade na maior parte da região. Somente no sul do Pará, sudeste de Rondônia e no Estado do Tocantins, ainda há previsão de chuva forte e riscos de transtornos. A chuva forte e a nebulosidade provocam uma pequena queda nas temperaturas nestas regiões, mas o calor segue predominando na maior parte do Norte do país. As condições de tempo mudam pouco nos próximos dias. Além da chuva forte que ocorre no sul da região, a precipitação também deve atingir o litoral do Amapá. O tempo segue seco sobre Roraima, com predomínio de chuva fraca e isolada.
Fonte: Somar Meteorologia
www.naviraidiario.com.br