Previsão para esta quarta indica tempo abafado em todas as regiões do Brasil

Postada por: Jr Lopes | Data 25/12/2012 | Imprimir


PREVISÃO PARA ESTA QUARTA, DIA 26
 

SUDESTE
Nesta quarta, dia 26, o sol predomina entre poucas nuvens em boa parte do Sudeste entre a manhã e a tarde. No final da tarde, por conta do calor as instabilidades ganham força e formam nuvens mais carregadas, provocando pancadas de chuvas isoladas sobre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, metade sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Devido aos ventos quentes que sopram do quadrante norte, a temperatura sobe rapidamente, e à tarde faz calor, aumentando a sensação de abafamento.
 

SUL
A frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. Assim, o dia fica nublado com condição para chuvas a qualquer momento do dia no Estado. Além disso, há potencial para chuvas mais intensas na metade norte do Estado, e não se descarta trovoadas e ventos mais intensos. Devido ao tempo fechado, há declínio das temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. Entre Santa Catarina e Paraná, o dia começa firme e com tempo bastante abafado. Além disso, durante à tarde, novamente faz calor. Entretanto, o avanço da frente fria entre a tarde e a noite muda a condição de tempo. Há previsão de chuva forte, acompanhada de trovoadas, intensas rajadas de vento e queda de granizo nos dois Estados.
 

CENTRO-OESTE
Nesta quarta, o dia começa com tempo firme, mas a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil aumenta a nebulosidade sobre o Centro-Oeste. Assim, no final do dia, ocorrem pancadas sobre boa parte da região. Apenas no norte do Estado de Goiás o tempo fica firme com sol variando entre nuvens. Além disso, não se descarta a condição para temporais na faixa leste de Mato Grosso do Sul. As temperaturas seguem elevadas e assim no decorrer do dia faz calor em toda a região.
 

NORDESTE
A quarta-feira começa com poucas nuvens e sensação de abafamento na maior parte do Nordeste. No decorrer do dia, o sol predomina ajudando na elevação das temperaturas e aumentando a sensação de abafamento. A nebulosidade segue diminuindo sobre a região, e no final do dia as poucas chuvas que ocorrem atingem novamente apenas o Maranhão e parte do Piauí. Segue o alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar.
 

NORTE
O dia até começa estável com sol predominando entre nuvens, ajudando na elevação das temperaturas. Por conta de uma frente fria que atua no Sul do Brasil, áreas de instabilidades voltam a se organizar sobre a região Norte e, assim, principalmente entre o final da tarde e a noite, volta a chover na forma de pancadas em toda a região. Há previsão de chuvas mais intensas sobre o Estado do Amapá, com potencial para temporais com trovoadas e ventos fortes. As temperaturas seguem elevadas em toda a região Norte, mas é na faixa leste onde a sensação de abafamento é maior.
 

CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 

SUDESTE
A quinta-feira, dia 27, já começa com bastante variação de nebulosidade e com condição para pancadas isoladas de chuvas. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta sobre a região por conta da aproximação de uma frente fria vinda do Sul do Brasil, causando chuvas com potencial para temporais isolados e novamente condição para transtornos como alagamentos, especialmente nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo.


As temperaturas entram em declínio, principalmente na faixa leste de SP, mas mesmo assim o tempo segue abafado em boa parte da região. Na sexta, dia 28, o dia ainda começa com tempo estável e com sol predominando na maior parte do Sudeste. As temperaturas entram em leve declínio, mas, mesmo assim, durante a tarde ainda faz calor, o que aumenta a sensação de abafamento. No decorrer do dia, a nebulosidade volta a aumentar devido à passagem da frente fria pela região e, com isso, novamente há condição para chuvas em boa parte do Sudeste.
 

SUL
Nesta quinta, o tempo segue instável sobre o Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, há previsão de chuva para boa parte do Estado, apenas no extremo sul o tempo fica firme, apenas com variação de nebulosidade. Além disso, entre o final da tarde e a noite, as instabilidades voltam a ganhar força, aumentando o risco para temporais, trovoadas e ventos fortes em toda a metade norte do Rio Grande do Sul. Não se descarta a condição de alagamentos em pontos isolados da região metropolitana de Porto Alegre. Além disso, as temperaturas seguem em declínio, deixando o dia agradável. Entre Santa Catarina e o Paraná, a frente fria avança, provocando chuva forte e generalizada.


Além disso, há risco de temporais nos dois Estados. Por conta do tempo fechado, as temperaturas entram em declínio, deixando a tarde com temperatura mais agradável principalmente na faixa leste. Durante a sexta-feira, ainda ocorrem temporais durante a madrugada e a manhã entre a região central, norte, serra, litoral norte e região metropolitana de Porto Alegre. Ao longo do dia, a frente fria vai se afastando e o tempo volta a ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul.


Para o final de semana, a tendência é de tempo mais firme e sol predominando entre nuvens, mas com nebulosidade e pancadas típicas de verão em toda a metade norte do Estado no final do dia. Além disso, não se descarta temporais isolados, trovoadas e ventos fortes. As temperaturas seguem amenas durante à tarde. Em Santa Catarina e o Paraná o tempo segue instável. Nos próximos três dias, segue a condição de chuvas generalizadas. O potencial para temporais acompanhados de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes também aumenta em todas as regiões, e há potencial para alagamentos nas regiões metropolitanas de Curitiba e de Florianópolis.
 

CENTRO-OESTE
Na quinta-feira, por conta de uma frente fria na costa do Paraná, instabilidades associadas a um canal que transporta umidade da região da Amazônia geram nuvens mais carregadas sobre o Brasil Central e há risco de temporais isolados. Além disso, há pancadas de chuvas de forma mais isolada nos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.


Ao longo do dia, o sol predomina, elevando as temperaturas e deixando o dia bastante abafado em todo o Centro-Oeste. Na sexta, o tempo segue instável e com condição de pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia. Para os próximos dias, a tendência é de chuvas generalizadas, típicas de verão em todo o Centro-Oeste.
 

NORDESTE
O ar seco segue predominando sobre grande parte do Nordeste. Assim, o sol aparece entre nuvens desde as primeiras horas do dia. Novamente entre o Maranhão e parte do Piauí a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, e há condição para algumas pancadas isoladas e fracas de chuva. No restante do Nordeste, o tempo permanece bastante seco e a umidade relativa do ar chega a ficar abaixo dos 30% em alguns municípios. Além disso, as temperaturas seguem elevadas aumentando a sensação de abafamento. No litoral por conta dos ventos úmidos que sopram do mar para o continente, não se descarta a condição de pancadas rápidas e isoladas. Na sexta-feira, volta a chover no Estado da Bahia, entre a faixa oeste e sul. Além disso, segue a condição de chuvas isoladas sobre o Maranhão e o Piauí.
 

NORTE
A quinta-feira segue com muitas nuvens e pancadas de chuvas sobre a região Norte. Por conta do calor, não se descarta o potencial de trovoadas e ventos fortes. No decorrer do dia, as temperaturas se elevam, aumentando a sensação de abafamento sobre a região. A tendência para os próximos dias é de pancadas de chuva sobre boa parte do Norte brasileiro. Além disso, entre o Amazonas e o Amapá há previsão de chuva mais intensa, com potencial para temporais isolados.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br