Quinta-feira segue com tempo instável no Centro-oeste
PREVISÃO PARA QUINTA, 13 DE DEZEMBRO
CENTRO-OESTE
Nesta quinta, o tempo segue instável em toda a região, mas as chuvas mais fortes se deslocam para o oeste, sendo mais intensas sobre Mato Grosso durante o dia. Os volumes acumulados devem ficar acima de 30 mm, inclusive na Capital. Em Mato Grosso do Sul, a chuva se intensifica entre a tarde e a noite. A mudança nos padrões de chuva se reflete nas temperaturas, que devem ter uma queda sobre o Estado de Mato Grosso. Mesmo assim, o calor predomina em todo o território.
SUDESTE
A atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável no Sudeste. Apenas o Espírito Santo e o leste mineiro terão um dia de tempo firme, apesar da presença de nuvens.
Apesar do risco de temporais em toda a região por causa das temperaturas elevadas, o destaque vai para a região do Vale do Paraíba, Zona da Mata e sul de Minas Gerais, onde além da chuva intensa, é elevado o risco de queda de granizo e ventos fortes. A maior nebulosidade traz uma diminuição da amplitude térmica na região, mas segue fazendo calor.
SUL
O tempo segue instável e com previsão de chuva na maior parte do Sul do país. A exceção, novamente, fica por conta do sul do Rio Grande do Sul. As áreas de instabilidade que se formam entre o Paraguai e a Argentina ganham força e, com isso, aumenta o risco de temporais, principalmente no oeste da região, onde há risco de queda de granizo e os ventos podem chegar a 60 km/h.
Vale salientar que os temporais serão menos intensos e mais localizados do que na terça. Com o aumento da nebulosidade, teremos uma redução das temperaturas máximas, mas segue fazendo calor no sul e norte da região.
NORDESTE
Na quinta, apesar de ainda haver previsão de chuva para o Piauí, Maranhão e Bahia, há uma diminuição da força e abrangência das chuvas nestas regiões. O dia deve ter tempo firme desde o litoral da Bahia até o do Maranhão. Com mais um dia sem chuva, segue baixa a umidade do ar na faixa localizada entre o interior do Ceará e de Pernambuco. Com mais períodos com predomínio de sol, as temperaturas se elevam em toda a região.
NORTE
Nesta quinta, a condição de tempo pouco muda na região, e ocorre apenas uma diminuição das chuvas na faixa oeste. O tempo firme predomina, mas a nebulosidade permanece no norte do Pará, no Amapá e em parte de Rondônia. A falta de chuvas no norte paraense se reflete na umidade do ar, que deve ser baixa no período da tarde, principalmente no noroeste do Estado. O calor segue em toda a região, com temperaturas mais elevadas ao norte.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
CENTRO-OESTE
Na sexta, as áreas de instabilidade do Sudeste redistribuem a umidade sobre o Centro-Oeste e, com isso, apesar da previsão de chuva para toda a região, novamente há uma mudança na localização das chuvas mais intensas. Desta vez, chove mais forte sobre o leste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Apenas em Mato Grosso, segue chovendo forte na região da Capital e no oeste do Estado. As temperaturas devem registrar um ligeiro aumento no norte e uma queda no sul.
Durante o fim de semana, as chuvas mais intensas seguem atingindo o oeste de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás. A partir de domingo, há uma diminuição das chuvas em Mato Grosso, resultado do afastamento da nebulosidade. Isso deve provocar, segundo a Somar, aumento nas temperaturas e o retorno do calor extremo ao Estado. Este padrão de chuvas mais intensas ao leste da região e mais fracas e isoladas ao oeste permanece durante o começo da próxima semana.
SUDESTE
Na sexta, a umidade da Amazônia segue convergindo sobre o Sudeste e, com isso, há um fortalecimento das áreas de instabilidade na região. A previsão é de tempo firme somente em grande parte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais.
Nos demais pontos, a previsão é de chuva, que deve ser mais intensa nas divisas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Somar alerta para os riscos de deslizamento nesta região. É grande o potencial para transtornos como alagamentos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em mais um dia com céu muito encoberto, as temperaturas seguem em ligeira queda.
O fim de semana será de chuva intensa na faixa sul da região. No sábado, o volume de chuva acumulado em alguns pontos do sul mineiro e da região Serrana do Rio de Janeiro deve passar de 60 mm. No domingo, segue chovendo forte no sul de Minas Gerais e em grande parte de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na maior parte do Espírito Santo e de Minas Gerais, a chuva será mais fraca e isolada.
Durante o começo da próxima semana, teremos um deslocamento destas chuvas mais intensas para o norte da região, atingindo grande parte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais. No sul da região, a semana começa com chuvas mais isoladas.
SUL
Na sexta, com a entrada de uma massa de ar seco, o tempo volta a ficar firme e o sol predomina no Rio Grande do Sul. Apenas no norte do Estado o tempo segue instável, com presença de nuvens e previsão de chuvas isoladas. Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão é de mais um dia de chuva. No Estado catarinense, ela já vem de forma mais fraca e isolada, mas no Paraná, ainda há condição para chuvas fortes e temporais na faixa leste, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba.
No fim de semana, o tempo segue instável e com condição para chuvas a qualquer momento do dia em Santa Catarina e no Paraná. Novamente, as chuvas mais intensas e o maior risco de temporais se concentram no Estado paranaense, principalmente ao longo da divisa com São Paulo. No Rio Grande do Sul, o fim de semana será de sol entre nuvens e calor. A partir do começo da próxima semana, uma nova frente fria deve provocar chuvas generalizadas entre terça e sexta.
NORDESTE
Na sexta, áreas de instabilidade seguem perdendo força no sul da região e há previsão de chuva apenas para o sudoeste da Bahia. A novidade fica por conta da volta da chuva, mesmo que de forma isolada, para o litoral do Ceará e Maranhão. A diminuição da nebulosidade traz um aumento da amplitude térmica na maior parte da região com uma madrugada ligeiramente mais fresca na Bahia e uma tarde um pouco mais quente em todo o Nordeste.
O fim de semana será de tempo firme e predomínio de sol na maior parte da região. No Maranhão, porém, há previsão de chuvas isoladas, tanto para o sábado quanto para o domingo. Por isso, o dia será favorável para praia em grande parte do litoral, mas segue a estiagem no interior.
Ao longo da próxima semana, deve voltar a chover na maior parte do Nordeste, inclusive no interior da Paraíba, do Ceará e de Pernambuco, regiões fortemente afetadas pela seca. Apesar disso, a chuva será isolada na maior parte da região. Apenas no sul da Bahia, a precipitação ocorre de forma mais forte e abrangente.
NORTE
Na sexta-feira, as áreas de instabilidade associadas ao calor e umidade mantém o tempo instável na maior parte do Norte. Embora a chuva seja fraca de uma forma geral, há risco de temporais em pontos isolados, principalmente sobre o Amazonas. Novamente, o norte do Pará e o Amapá são os lugares onde o tempo fica firme e a umidade relativa do ar deve ser mais baixa. O dia, que já começa com temperaturas elevadas, terá uma tarde de muito calor em toda a região.
Durante o fim de semana, a novidade vai para a volta da chuva, mesmo que de forma isolada, para o nordeste da região. Nos demais pontos, segue chovendo, e os maiores riscos de temporais se concentram entre Roraima e o norte de Amazonas. As temperaturas continuam elevadas, com destaque para a faixa leste da região, onde o calor é mais intenso.
Ao longo da próxima semana, as chuvas mais intensas seguem concentradas no sentido noroeste/sudeste, e atingem ocorre o nordeste e sudoeste na forma de pancadas mais isoladas.
Fonte: Somar Meteorologia
www.naviraidiario.com.br