Sul e Sudeste ainda têm risco de temporais nesta quarta

Postada por: Jr Lopes | Data 12/12/2012 | Imprimir


PREVISÃO PARA QUARTA, 12 DE DEZEMBRO


SUDESTE

A quarta, dia 12, já começa com bastante variação de nebulosidade e com condição para pancadas isoladas de chuvas. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta sobre a região, causando chuvas com potencial para temporais isolados e novamente condição para transtornos como alagamentos. As temperaturas seguem elevadas, causando sensação de calor em boa parte do Sudeste.


SUL

Na quarta, o ciclone extratropical se desloca para o oceano, mas, mesmo assim, há condição para chuvas sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, atingindo as regiões oeste, centro e norte. Há condição para chuvas desde as primeiras horas do dia, principalmente na região da fronteira com a Argentina.


Entre o Paraná e Santa Catarina, o tempo segue instável e com chuvas a qualquer momento do dia. No decorrer do dia, porém, as áreas de instabilidade perdem força, e, com isso, ocorrem períodos de melhoria na condição de tempo. Além disso, as temperaturas durante a tarde continuam elevadas, provocando sensação de abafamento na maioria dos municípios.


CENTRO-OESTE

Na quarta, as áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade mantêm a condição de tempo instável sobre o Centro-Oeste. No decorrer do dia, há previsão de pancadas de chuva em toda a região. Ao longo do dia, devem ocorrer períodos de melhoria, o que mantém as temperaturas elevadas sobre o Centro-Oeste. Não se descarta o risco de temporais isolados sobre o norte de Mato Grosso e o sul de Goiás.


NORDESTE

Na quarta, o tempo começa firme em boa parte da região. No final do dia, a nebulosidade volta a aumentar e, com isso, há previsão de pancadas de chuva sobre o sul do Maranhão, Piauí além de grande parte da Bahia. As temperaturas seguem elevadas em boa parte do Nordeste. No interior, durante a tarde, os índices de umidade relativa do ar devem ficar abaixo dos 30%.


NORTE

Durante a quarta, novamente, há condição para pancadas de fim de tarde sobre boa parte da região. Tempo seco apenas na metade leste do Amapá e no extremo norte do Pará. Além disso, nesta faixa, a umidade relativa do ar deve registrar baixos índices durante a tarde. Há potencial para temporais isolados entre o Amazonas e o sul do Pará. Ao longo do dia, o tempo segue bastante abafado.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE

Na quinta, o dia ainda começa com tempo estável e predomínio de sol. As temperaturas entram em leve declínio, mas, durante a tarde, ainda faz calor, o que eleva a sensação de abafamento. No decorrer do dia, a nebulosidade volta a aumentar, devido à aproximação de áreas de instabilidade. Com isso, novamente há condição para chuvas em boa parte do Sudeste. Por conta das chuvas, há condição para alagamentos e deslizamentos em pontos isolados.


A tendência, para os próximos dias, é que o tempo fique firme pela parte da manhã e, aos poucos, a nebulosidade volte a aumentar provocando chuvas. Além disso, nos próximos dias, o potencial para temporais aumenta em todo o Sudeste. Com isso, são esperados maiores acumulados de chuvas, além de vento intenso, condição para alagamentos e até mesmo queda de granizo de modo isolado.


SUL

Volta a chover na quinta sobre o oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul. As primeiras chuvas ocorrem ainda pela manhã na fronteira com a Argentina, e logo se espalham pelo Estado no decorrer da tarde e da noite. Mesmo com a chuva, a temperatura volta a subir, provocando sensação de calor.


Entre o Paraná e Santa Catarina, na quinta-feira, há potencial para temporais sobre o oeste, devido ao avanço de novas áreas de instabilidade que se propagam do Paraguai e da Argentina. Nas demais regiões, há condição para chuvas, mas que devem ocorrer de forma mais isolada. Entretanto, no final do dia há potencial para temporais e transtornos na faixa leste dos dois Estados.


Nada muda até o fim da semana, assim os próximos dias serão de calor no Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva que atingem, preferencialmente, o noroeste do Estado. Já para Santa Catarina e Paraná, a tendência, para o decorrer da semana, é de bastante variação de nebulosidade, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia, por conta de áreas de instabilidade. Além disso, o tempo continua bastante abafado.


CENTRO-OESTE

Na quinta, o risco para temporais diminui sobre a região, mas, mesmo assim, o tempo segue instável e com pancadas de chuvas ocorrendo principalmente no final da tarde. Ao longo do dia, há bastante variação de nebulosidade e segue fazendo calor sobre o Centro-Oeste. A tendência é que entre os dias 15 e 19 de dezembro, volte a chover de forma mais intensa sobre o sul de Goiás.


NORDESTE

Na quinta, o dia novamente começa com tempo seco, poucas nuvens e predomínio de sol. Por conta do aumento da nebulosidade, no final do dia, são esperadas pancadas fracas e isoladas sobre a metade sul do Maranhão e do Piauí e em boa parte do Estado da Bahia.


Nos próximos dias, as chuvas seguem ocorrendo, principalmente, na forma de pancadas rápidas e isoladas no oeste e sul da região. Já no sertão nordestino e litoral, o tempo fica firme e calor predomina.


NORTE

Na quinta, segue o potencial para chuvas, principalmente no final da tarde, em boa parte do Norte. Mais uma vez, no norte do Pará e em boa parte do Amapá, o tempo fica seco apenas com variação de nebulosidade. Além disso, segue o alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar sobre o norte do Pará.


A tendência é de que, até o fim da próxima semana, sobre o norte do Pará e o sul do Amapá, o tempo fique seco e com baixa umidade do ar. Já no restante da região, a chuva ocorre na forma de pancadas isoladas.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br