Copasul inaugura fecularia de mandioca em Naviraí

Postada por: Andrey Vieira | Data 04/12/2012 | Imprimir
Fecularia de mandioca Copasul (Foto: Rachid Waqued)


Cooperados, fornecedores, clientes e parceiros da nova fecularia implantada pela Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul) com incentivo do Governo do Estado festejaram hoje (3) a inauguração da indústria, que agrega valor à produção e barateia o custo produtivo.


Construída às margens da Rodovia BR -163, a 22 km da área urbana de Naviraí, a unidade industrial passa a receber a matéria-prima e fazer a transformação em fécula, dispensando os produtores do envio para a região sul. O governador André Puccinelli participou da solenidade inaugural e garantiu incentivo para a Cooperativa investir na planejada expansão, que irá dobrar e até triplicar a capacidade no futuro.


“Antes os produtores precisavam mandar a produção para Mundo Novo ou para o estado do Paraná. A construção da fecularia era um pedido constante dos cooperados”, lembrou o presidente da entidade, Sakae Kamitani. E não são poucos os que estão apostando no cultivo da raiz como foco do negócio, pelo bom momento que essa produção atravessa.


“Atualmente a mandioca está rendendo mais que a soja, rede até o dobro, é uma cultura que está dando muito lucro”, contou o produtor.


A unidade começa a operar com capacidade de produção de 200 toneladas/dia, e gerando 30 empregos diretos. O número de postos indiretos é muito maior, porque envolve mão de obra como a de tratoristas, operadores de máquinas, caminhoneiros, lavradores e auxiliares de serviços gerais, e varia conforme a época de produção.


Kamitani destacou o apoio que o Governo do Estado sempre tem dado à Copasul, que já tem outros negócios incentivados. A expectativa, ele anunciou, é futuramente elevar a produção para 400 toneladas/dia, e depois chegar a 600 toneladas/dia. “Todos os nossos empreendimentos sempre contaram com apoio do Governo, através de incentivos e da credibilidade no potencial da região e do nosso estado”, agradeceu.


O governador André Puccinelli garantiu apoio para a expansão da nova unidade. Lembrando o aprimoramento feito no Programa MS Empreendedor, que elevou de 67% para até 90% a concessão de incentivos fiscais dependendo do negócio, Puccinelli assegurou à Copasul que pode iniciar os preparativos para o aumento da capacidade, porque o Estado vai apoiar o crescimento.
“Ampliamos os percentuais de incentivo do MS Empreendedor para o nosso estado ser mais competitivo. Incentivamos as indústrias novas e aquelas que têm mais custo com o frete para a venda do produto. É devido a políticas desse tipo que conseguimos, como recentemente aconteceu, ser citados em jornais nacionais como o Estado do Centro-Oeste que teve o maior crescimento percentual do PIB [Produto Interno Bruto]”, destacou o governador. “Podem começar a ampliar, porque o governo vai fazer os termos de acordo de incentivo. E vamos pensar em também fazer com aqui sejam elaborados os derivados da fécula, para agregar ainda mais valor”, disse André.


Para o investimento, a Cooperativa contou com montante principal de recursos (80%, cerca de R$ 9 milhões) captados junto ao BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, uma instituição de fomento ligada ao Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), que reúne Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Para o prefeito Zelmo de Brida, a expansão dos negócios da agroindústria tem muito a crescer e a contribuir com o desenvolvimento de Naviraí. “Este segmento que a Copasul representa é uma oportunidade de agregar valor à produção, de adicionarmos ainda mais ao nosso processo produtivo”, disse.


Durante a inauguração, a Cooperativa e a Embrapa Agropecuária Oeste firmaram Termo de Cooperação para a elaboração de estudos e pesquisas visando o aprimoramento dos processos de produção.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br