Naviraí ganhará nova indústria de fécula

Postada por: Jr Lopes | Data 12/11/2012 | Imprimir
Fecularia irá gerar centenas de empregos indiretos, variando conforme a época (Foto: Edilson Oliveira)


Um novo empreendimento especial está sendo iniciado em Naviraí. A Copasul investe recursos próprios e incentivos do governo federal para implantar a partir deste mês de novembro, uma fecularia, localizada há 17 quilômetros ao norte do perímetro urbano, na margem da rodovia BR-163. O valor investido não foi revelado.


O investimento deve gerar 30 empregos diretos (industriários) e centenas de empregos indiretos (variando conforme a época, no aproveitamento de tratoristas, operadores de máquinas, caminhoneiros, lavradores e auxiliares de serviços gerais). A capacidade de produção pode chegar até 200 toneladas/dia.


Serão atendidos todos os produtores da região e o custo com o processo pós colheita será menor já que a matéria prima não vai mais precisar sair do Estado. As únicas preocupações do produtor será as naturais - plantar, colher, tirar o produto do campo e vender.


Na municipalidade de Naviraí, a área total de terras agricultáveis é de 280 mil hectares. Atualmente são cerca de 4,5 mil destinados a produção de mandioca. A tonelada do produto, no final de outubro, tinha a cotação de até R$ 240 por tonelada. O tempo de cultivo da raiz é de 15 a 24 meses. A produtividade média normal para esse tipo de cultivo é cerca de 20 toneladas por hectare.


Cerca de 80% da produção de mandioca de Mato Grosso do Sul é vendida para outros estados por falta de indústrias na região. O custo com transporte e armazenamento também gera custos e chega a 40% do valor da produção


Há cinco anos, o agricultor Decio Izepe procurava uma alternativa de plantio para a lavoura no município de Naviraí. Os pouco mais de dois mil hectares da propriedade dele eram destinados apenas para grãos.


Para reduzir perdas e aumentar a lucratividade ele estudou o mercado e decidiu plantar mandioca. A produção começou pequena, apenas 80 hectares. Com o bom resultado na produtividade, atualmente o plantio já soma uma área de 1,07 mil hectares.




Fonte: Edilson Oliveira/Sul News

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br