Quarta-feira com previsão de céu claro em boa parte da Região Centro-Oeste

Postada por: Jr Lopes | Data 05/09/2012 | Imprimir


PREVISÃO DO TEMPO PARA ESTA QUARTA, DIA 5


CENTRO-OESTE

A quarta começa com céu claro em boa parte da Região Centro-Oeste, ainda sob influência de uma grande massa de ar seco. Há condição para um pouco mais de nebulosidade e chuva fraca no noroeste do Mato Grosso, mas nas demais áreas o tempo segue seco e com temperaturas em elevação no decorrer do dia.


Pela manhã, faz frio no sudoeste do Mato Grosso do Sul, com temperaturas oscilando entre 12°C e 15°C. Por outro lado, no Mato Grosso, próximo à região de Cuiabá, a mínima fica próxima dos 24ºC. Pela tarde, as temperaturas ficam elevadas em toda a Região, com máximas que passam dos 35°C em Mato Grosso e na metade norte de Mato Grosso do Sul. A umidade do ar segue baixa pela tarde, no sul e oeste do Mato Grosso fica abaixo dos 15%, o que favorece novos focos de queimadas na Região.


SUDESTE

Nesta quarta, a instabilidade perde força e a condição de tempo seco retorna a boa parte da Região. Segundo a Somar, ainda há nebulosidade na faixa litorânea, mas sem condição de chuva. Pela manhã, faz frio na Zona da Mata e no sul de São Paulo, com mínima próxima dos 9ºC.


No decorrer do dia, o sol eleva as temperaturas e a máxima chega aos 36°C no Triângulo Mineiro e no noroeste de São Paulo, na faixa leste da região Sudeste a máxima fica amena, em torno dos 21ºC. A umidade relativa do ar volta a cair na tarde, oscilando entre 20% e 30% no interior do Sudeste.


SUL

A quarta começa com sol entre poucas nuvens em boa parte do Rio Grande do Sul, mas a aproximação de uma frente fria volta a provocar o aumento de nebulosidade e chuvas isoladas no sul e na faixa leste do Rio Grande do Sul. Na faixa leste do Paraná e Santa Catarina, segue a condição de nebulosidade e chuva fraca ao longo do dia, mas até o final do dia a instabilidade perde força e o tempo volta a ficar firme.


Faz frio pela manhã e as temperaturas variam entre 6°C e 9°C no norte do Rio Grande do Sul e região central do Paraná e Santa Catarina. No decorrer do dia, as temperaturas se elevam, chegando a 30°C no noroeste do Paraná, mas no extremo sul do Rio Grande do Sul a temperatura fica baixa e a máxima não passa dos 15ºC.


NORDESTE

A quarta começa com nebulosidade e chuva fraca no litoral nordestino, entre a Bahia e Rio Grande do Norte. No interior, segue a condição de tempo seco e sol predominando ao longo do dia. Pela manhã, as temperaturas ficam amenas, próximas dos 20°C em boa parte do Nordeste.


À tarde, as temperaturas se elevam, com temperaturas que oscilam entre 24°C e 27°C no leste da Região, e no interior a máxima passa dos 30°C no meio da tarde. Já no sul da Bahia, a máxima não sobe tanto e fica na casa dos 21ºC. O tempo seco e o calor favorecem baixos índices de umidade relativa do ar, oscilando entre 20% e 30%.


NORTE

Na quarta, há condição de chuva para os Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, norte e oeste do Pará e no norte de Rondônia. O tempo seco, ensolarado e com baixa umidade relativa do ar predomina no sul da Região. O dia começa com temperatura variando entre 18ºC e 21ºC, mas a tarde a temperatura se eleva, e os termômetros atingem os 36ºC no Acre, Rondônia, Amazonas, boa parte do Pará e no oeste do Tocantins.


CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


CENTRO-OESTE

No decorrer da quinta, pouca coisa muda na Região Central do Brasil, assim o tempo seco associado a temperatura elevada, faz com que durante à tarde a umidade relativa do ar atinja baixos índices, o que aumenta ainda mais os riscos de queimadas.


No começo do dia na média a temperatura fica na casa dos 18ºC em toda a Região, mas à tarde, a máxima ultrapassa os 35ºC no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, no oeste de Goiás a máxima chega aos 33ºC, mas na Região de Brasília a máxima fica entre 27ºC e 30ºC. A condição de tempo seco, temperaturas amenas pela manhã e calor pela tarde se mantém para os próximos dias.


SUDESTE

Na quinta, o tempo seco e ensolarado predomina na Região Sudeste. A condição de frio pela manhã permanece na Zona da Mata e na região central de Minas Gerais, onde a mínima varia entre 9ºC e 12ºC. Nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo a mínima oscila entre 15ºC e 18ºC.


À tarde com o sol predominando faz calor e a temperatura dispara, na costa do Sudeste a máxima chega aos 24ºC. No interior, a máxima fica elevada entre o norte e oeste de São Paulo e o sul de Minas Gerais a máxima varia entre 33ºC e 36ºC. Em meados do dia 10 de setembro, a chegada de uma nova frente fria volta a provocar chuva no sul do Estado de São Paulo, além de provocar queda na temperatura.


SUL

Na quinta, apenas no litoral do Paraná a presença de nebulosidade causa condição de chuva fraca e isolada. O frio da madrugada perde força, assim no norte e oeste do Paraná e na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, o dia começa com temperatura próxima dos 18ºC. Durante à tarde faz calor e no noroeste do Paraná a máxima chega aos 33ºC, no oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina os termômetros ficam na casa dos 27ºC, já na costa da Região Sul a máxima não passa dos 21ºC.


Até pelo menos o feriado de 7 de setembro, o tempo segue firme, com temperaturas amenas pela manhã e calor pela tarde. Mas no sábado, com a chegada de uma frente fria, volta a chover fraco na Metade Sul do Rio Grande do Sul, além do frio que também retorna principalmente na região da Campanha gaúcha.


NORDESTE

Na quinta, os ventos úmidos mantém a condição de chuva isolada e de baixo acumulado no litoral do Nordeste, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. As mínimas variam entre 18ºC e 21ºC no interior da Região. Já na faixa leste do Alagoas até o Maranhão a mínima fica próxima dos 24ºC.


À tarde, a máxima chega aos 33ºC em boa parte do Maranhão e do Piauí e na faixa leste da Região a máxima fica entre 24ºC e 27ºC. No decorrer da semana, segue o padrão de tempo seco no interior e chuva fraca no litoral. O sul da Bahia deve registrar frio pela manhã e nas demais áreas do Nordeste a temperatura fica amena. Pela tarde, a temperatura se eleva em toda a Região, com máximas que passam facilmente dos 30°C. Umidade baixa pela tarde no interior, com índices que oscilam entre 20% e 30%.


NORTE

Na quinta, as chuvas ficam restritas ao extremo norte. Assim o dia já começa com temperatura elevada, chegando aos 24ºC no norte da Ilha do Marajó e na faixa leste de Macapá. No decorrer do dia a temperatura sobe rapidamente, mantendo a condição de tempo quente e abafado.


Em boa parte da Região a máxima passa dos 36ºC, somente nos Estados de Roraima, Amapá e Tocantins a máxima fica mais baixa, oscila entre 30ºC e 33ºC, mas mesmo assim a sensação de calor não diminui. No decorrer da semana sobre o Norte brasileiro, segue o padrão de chuva no extremo norte e tempo seco ao sul. Calor em toda a região, com mínimas que chegam aos 20°C em média, e máxima que passam dos 36°C em boa parte da Região. Índices baixos de umidade relativa ao sul da Região seguem na semana.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br