Previsão de tempo seco e ensolarado em boa parte do Centro-Oeste nesta sexta-feira

Postada por: Jr Lopes | Data 17/08/2012 | Imprimir


PREVISÃO PARA ESTA SEXTA, DIA 17


CENTRO-OESTE

Esta sexta, dia 17, tem previsão de tempo seco e ensolarado em boa parte do Centro-Oeste. As poucas chuvas são esperadas apenas para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, porém devido ao baixo acumulado não aliviam o calor e mantêm risco de queimadas. Durante a madrugada na região do Pantanal, temperatura mínima acima dos 24°C em algumas localidades, provocando sensação de abafamento desde as primeiras horas do dia. À tarde, a máxima excede os 36°C no norte de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso e os 30°C no oeste, sul e norte de Goiás.


SUDESTE

Nesta sexta, dia 17, a condição de tempo seco com sol variando entre nuvens se mantém na região Sudeste, segundo a Somar Meteorologia. A temperatura mínima cai e volta a fazer frio em boa parte dos Estados de São Paulo e Minas Gerais com temperatura próxima dos 12ºC, no sul de Minas Gerais a temperatura chega ficar em torno dos 9ºC.


A sensação de frio das primeiras horas do dia dá lugar ao calor à tarde. O tempo seco e o predomínio do sol favorecem a elevação da temperatura, que deve passar dos 20ºC em boa parte da região. A temperatura deve ficar mais elevada entre o norte de São Paulo e o oeste de Minas Gerais, passando dos 30ºC. Apenas no Estado do Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro há previsão de chuvas rápidas e de baixo acumulado no decorrer do dia.


SUL

Na sexta, a formação de um ciclone extratropical sobre a Argentina e o Uruguai mantém a chuva sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, com enorme potencial para temporais entre a noite de sexta e as primeiras horas do sábado no extremo oeste gaúcho.


O acumulado deve passar dos 40mm em alguns municípios da região e a chuva deve vir acompanhada por ventos de 90km/h e risco de granizo. Já em boa parte de Santa Catarina e do Paraná, espera-se mais um dia com tempo seco e ventoso, com rajadas entre 50km/h e 60km/h. O tempo permanece abafado em boa parte da Região, com máxima em torno dos 30°C no oeste e norte do Paraná e na casa dos 27°C em boa parte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina.


Apenas na área leste de Santa Catarina, onde os ventos de nordeste causam nebulosidade e chuva fraca, a temperatura fica mais baixa, não passando dos 21°C em alguns municípios.


NORDESTE

Na sexta, a condição de chuva se estende por toda a costa do Nordeste, devido aos ventos úmidos que vem do mar, que aumentam a nebulosidade na Região formando nuvens de chuva. Essa chuva generalizada deve ser de baixo acumulado, com os maiores volumes restritos ao sul da Bahia e entre Maceió e Recife.


No interior do Nordeste, a umidade relativa fica baixa, principalmente o sul do Maranhão e o oeste do Piauí, onde a umidade fica abaixo dos 35%. Na madrugada, a temperatura sobe e fica próxima dos 20ºC em boa parte da Região. Durante a tarde, os termômetros não sobem muito e ficam na casa dos 27º. A temperatura máxima chega aos 33ºC no oeste do Maranhão.


NORTE

A sexta tem previsão de temperatura mínima próxima dos 20ºC em toda a Região Norte. Durante à tarde, o calor predomina e a temperatura ultrapassa os 36ºC no Estado de Rondônia, em boa parte do Acre, o centro e sudoeste do Pará, centro e sul do Amazonas. As instabilidades tropicais que estão sobre a Região, provocam chuva rápido e de baixo acumulado em boa parte do Amazonas, Rondônia e Acre.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


CENTRO-OESTE

No sábado, o tempo deve continuar seco e ensolarado em boa parte do Centro-Oeste. O calor prossegue, com mínima acima dos 20°C na Região do Pantanal. Já no leste de Goiás, entre Goiânia e Brasília faz frio e a mínima chega aos 12ºC. À tarde, a máxima excede os 36°C no oeste de Mato Grosso.


O final de semana mantém a condição de tempo seco e ensolarado em boa parte do Centro-Oeste. O calor prossegue, com mínima acima dos 20°C no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Já no leste de Goiás, entre Goiânia e Brasília faz frio e a mínima chega aos 12ºC. À tarde, a máxima excede os 36°C no norte de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso e os 30°C no oeste, sul e norte de Goiás. Não há previsão de chuvas significativas até pelo menos 24 de agosto no Centro-Oeste.


SUDESTE

No sábado, o tempo seco predomina, segundo a Somar. Os ventos úmidos vindos do oceano geram pancadas isoladas em todo o Estado do Espírito Santo e na Região da Zona da Mata em Minas Gerais. Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens. A temperatura máxima oscila entre 24ºC e 27ºC em boa parte do Sudeste.


O fim de semana será de tempo aberto em grande parte do Sudeste, chuva generalizada sobre o Espírito Santo, zona da mata de Minas Gerais e o norte do Rio de Janeiro. Nas demais regiões, com a aproximação de uma frente fria, deve haver aumento de nebulosidade, mas o potencial para chuva permanece baixo. Até 24 de agosto, o padrão de distribuição de chuva não muda, atingindo apenas o norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e o leste e nordeste de Minas Gerais.


SUL

No sábado, o ciclone extratropical dá origem a uma frente fria, sistema responsável por pancadas de chuva e trovoadas sobre o sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, chove forte na fronteira do Estado com o Uruguai e o acumulado passa dos 20mm em vários municípios. A Somar alerta para os ventos, que podem passar dos 100 quilômetros por hora no oeste do Rio Grande do Sul na madrugada de sábado, aumentando o potencial para transtornos.


O tempo permanece abafado em boa parte da Região, com máxima em torno dos 30°C no oeste e norte do Paraná e na casa dos 27°C em boa parte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Apenas no leste de Santa Catarina, onde os ventos de nordeste provocam nebulosidade e chuva fraca, a temperatura fica mais baixa, não passando dos 21°C em alguns municípios.


No domingo e na segunda, a frente fria mantém a chuva sobre o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte no extremo sul do Estado. Até pelo menos 25 de agosto, não há previsão de grande mudanças do tempo. A chuva permanece concentrada sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul, apenas sendo mais fraca do que as atuais precipitações.


NORDESTE

No sábado, a chuva fica restrita a costa leste da Bahia. No interior da Região Nordeste, a temperatura se eleva e ultrapassa os 33ºC no oeste do Maranhão. Nas demais regiões a temperatura máxima oscila entre 27ºC e 30ºC. No fim de semana e ao longo da próxima semana, a chuva generalizada prossegue sobre o leste do Nordeste, em especial o sul da Bahia. A temperatura mínima volta a entrar em declínio principalmente no oeste da Bahia.


NORTE

No sábado, o calor predomina em boa parte da Região Norte. Segundo a Somar, a previsão é de chuva com baixo acumulado no decorrer do dia em boa parte do Amazonas, Acre, Roraima e Amapá. Com as temperaturas excedendo os 36ºC, a umidade relativa do ar fica baixa no período da tarde, em torno dos 30% em boa parte da Região. Deve haver condição de chuva rápida e isolada nos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre e no norte do Pará. Além disso, no decorrer da próxima semana, além de Roraima, volta a chover forte sobre o Amapá.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br