Centro-Oeste deve ter Dia dos Pais com tempo seco e ensolarado
PREVISÃO PARA ESTE DOMINGO, DIA 12
CENTRO-OESTE
Tempo seco e ensolarado no Centro-Oeste, com exceção do extremo noroeste de Mato Grosso, onde o dia deve ficar mais nublado, porém sem potencial para chuva. O frio da madrugada deve continuar no leste de Goiás e no Distrito Federal onde as mínimas oscilam entre 9°C e 12°C. À tarde, termômetros devem marcar mais de 36°C no oeste de Mato Grosso, mais de 33°C no norte e oeste de Mato Grosso do Sul e mais de 30°C no noroeste e oeste de Goiás.
SUDESTE
O domingo deve ser de tempo seco e ensolarado em boa parte do Sudeste. Apenas no nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, a umidade proveniente do mar deve provocar chuva fraca e nebulosidade. A madrugada deve ter mínima em torno dos 9°C no sul e nordeste de São Paulo e no sul de Minas Gerais e em torno dos 12°C no interior do Rio de Janeiro. À tarde, a máxima deve chegar a quase 30°C no oeste e norte de São Paulo e a quase 27°C no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.
SUL
Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul até a costa sul de Santa Catarina. Este sistema favorece o retorno da chuva para todo o Estado, sendo forte sobre parte da Campanha, Centro e Fronteira Oeste. Há potencial para granizo na Campanha e Vale do Taquari pela manhã e região central e Litoral Norte do Estado entre a tarde e noite. Rajadas de vento devem variar entre 70 e 80 quilômetros por hora no centro, oeste e sul do Estado pela manhã e no centro e leste do Rio Grande do Sul à tarde.
Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo deve permanecer seco e ensolarado. No início do dia, temperaturas devem variar entre 9°C e 12°C em alguns pontos de Santa Catarina e no Paraná. A temperatura máxima deve cair no Rio Grande do Sul, não passando dos 21°C no oeste e sul do Estado, e somente no noroeste do Paraná as máximas ficam superiores a 27°
NORDESTE
Neste domingo, as áreas de instabilidade devem ganhar força junto ao litoral leste e provocar pancadas de chuva na faixa entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Á tarde, as máximas devem ultrapassar os 33°C no oeste do Maranhão e 30°C no Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí.
NORTE
As chuvas devem retornar ao sudoeste do Amazonas e a alguns municípios do Acre e Rondônia por conta do aumento da umidade. Além disso, as pancadas de chuva também devem atingir a costa da região, Roraima e o norte, centro e oeste do Amazonas. Entre o Tocantins e o centro e sul do Pará, o tempo deve permanecer seco, ensolarado e quente. A temperatura máxima deve chegar a cerca de 40°C no Acre, Amazonas, Rondônia e sudoeste do Pará.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
CENTRO-OESTE
O céu deve permanecer com poucas nuvens nesta segunda. O tempo deve seguir seco e ensolarado até a quarta, dia 15. Entre os dias 16 e 18, a passagem de uma frente fria deve quebrar um longo período de tempo seco e favorecer chuva de mais de 70 milímetros ao oeste e sul de Mato Grosso do Sul e em torno dos cinco milímetros ao sudoeste de Mato Grosso.
SUDESTE
A partir desta segunda, dia 13, e até pelo menos o dia 19 de agosto, a propagação de áreas de instabilidade pela costa do Sudeste deve provocar chuva generalizada, mas de baixo acumulado, sobre o Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e nordeste de Minas Gerais. Nos próximos dias, as instabilidades devem ganhar força junto ao Espírito Santo, provocando chuvas fortes na segunda. Durante as madrugadas a temperatura deve permanecer com mínimas abaixo de 15°C em boa parte da região.
No período da tarde, termômetros no oeste de São Paulo e Minas Gerais devem marcar máximas próximas de 30°C. Os índices de umidade devem permanecer baixos em grande parte da região tornando a qualidade do ar ainda mais baixa.
SUL
Nesta segunda, a frente fria deve perder força, mas ainda deve provocar chuva em alguns pontos do Rio Grande do Sul no início do dia, inclusive em Porto Alegre. As mínimas devem ficar abaixo de 9°C na região da Campanha. As máximas não devem passar de 20°C em grande parte do Rio Grande do Sul. Na terça, há previsão de retorno do tempo seco e elevação da temperatura.
Entre 15 e 19 de agosto, a passagem de uma nova frente fria deve romper um longo bloqueio e favorecer o retorno da chuva ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A estimativa é de um acumulado com mais de 100 milímetros no noroeste, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, espera-se mais de 70 milímetros no oeste dos dois Estados.
NORDESTE
Na segunda, as chuvas devem se tornar mais generalizadas e passar a atingir grande parte do litoral nordestino. Não é descartada a possibilidade de temporais isolados entre a Paraíba e o Ceará. As máximas devem ultrapassar os 30°C em grande parte da região no período da tarde. Ao longo dos próximos dias, as chuvas devem seguir concentradas somente junto ao litoral. No sertão, o tempo deve permanecer seco agravando ainda mais a estiagem da região.
NORTE
Há possibilidade de temporais, nesta segunda, em Amapá e Roraima ao longo do dia. As temperaturas também devem seguir elevadas em toda a região. Os baixos índices de umidade em Tocantins e sul do Pará continuam favorecendo a ocorrência de queimadas. Nos próximos dias, as chuvas devem voltar a ficar concentradas na metade norte da região.
Fonte: Somar Meteorologia
www.naviraidiario.com.br