Nordeste e Centro-Oeste têm previsão de umidade do ar abaixo de 20% nesta sexta-feira

Postada por: Jr Lopes | Data 09/08/2012 | Imprimir


PREVISÃO PARA ESTA SEXTA, DIA 10


CENTRO-OESTE


A sexta tem previsão de tempo seco e ensolarado no Centro-Oeste. Espera-se uma madrugada extremamente abafada no Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, com mínima acima dos 21°C. À tarde, a máxima passa dos 36°C no oeste de Mato Grosso, 33°C no norte e oeste de Mato Grosso do Sul e 30°C no oeste e noroeste de Goiás. À exemplo dos últimos dias, espera-se umidade relativa do ar abaixo dos 20% em vários municípios dos três Estados da Região.


SUDESTE

Uma massa de ar seco mantém o tempo firme e ensolarado em boa parte do Sudeste nesta sexta. Apenas no nordeste de Minas Gerais, a umidade que vem do mar gera nuvens e provoca chuva fraca e isolada. Faz frio na madrugada e a mínima chega aos 9°C em boa parte de Minas Gerais e no sul, centro e nordeste de São Paulo. No interior do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, faz frio de 12°C.


À tarde, o calor predomina e a máxima chega aos 30°C no oeste e norte de São Paulo e de Minas Gerais, 27°C no norte do Espírito Santo e 24°C em vários municípios do Rio de Janeiro. Há mais de 50 dias não chove forte no interior do Estado de São Paulo, algo que vem favorecendo a colheita do milho safrinha. Pelas previsões, o risco de chuva apenas volta a aumentar por volta de 18 de agosto na região.


SUL

Na sexta, a passagem de novas áreas de instabilidade pelo Rio Grande do Sul provoca aumento da quantidade de nuvens em boa parte do Estado e chuva isolada e com baixo acumulado na Fronteira Oeste. Já no Paraná e em Santa Catarina, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura fica baixa pela manhã em toda a Região, chegando aos 6°C na Campanha Gaúcha e aos 9°C no centro e leste do Paraná e no interior de Santa Catarina.


À tarde, no entanto, o calor predomina, com máxima de 30°C no oeste do Rio Grande do Sul e no noroeste e norte do Paraná. Em Santa Catarina, a máxima chega aos 27°C.


NORDESTE

A previsão é de tempo seco e ensolarado na maior parte do Nordeste nesta sexta. As poucas chuvas concentram-se sobre o centro e leste da Bahia, alguns municípios de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba e sobre a costa norte do Nordeste, desde o Maranhão até o Ceará.


O frio da madrugada expande-se e a mínima cai para 12°C em todo o centro, sul e oeste da Bahia. À tarde, a máxima não chega aos 25°C no Planalto da Conquista, mas passa dos 33°C no oeste do Maranhão e dos 30°C no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí. A previsão é de umidade relativa do ar abaixo dos 20% em vários municípios do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia na tarde desta sexta.


NORTE

A sexta tem previsão de sol e muito calor em boa parte da Região Norte. As pancadas de chuva associadas com áreas de instabilidade atingem o norte do Pará, Amapá, centro, oeste e norte do Amazonas e todo o Estado de Roraima. Há risco de temporais na fronteira de Roraima com a Venezuela. A temperatura máxima deve chegar a quase 40°C no Acre, Amazonas, Rondônia e sudoeste do Pará.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE

O sábado deve ser de tempo seco e ensolarado no Sudeste. Ainda faz frio pela manhã no nordeste de São Paulo e em boa parte de Minas Gerais, com mínima em torno dos 9°C. Já no interior do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, os termômetros alcançam 12°C. No decorrer do dia, o calor toma conta do Sudeste, com máxima em torno dos 30°C no oeste e norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro e na casa dos 27°C no Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.


Depois de um fim de outono com muita chuva, prejudicando a colheita e a qualidade do café do Sudeste, o atual período prolongado de tempo seco mudou o cenário. O volume de café fino e de boa qualidade aumentou nas últimas semanas. Na Mogiana e no sul de Minas Gerais, não chove forte há mais de 30 dias e não há perspectiva do retorno da chuva pelos próximos 15 dias.


No domingo, o tempo permanece seco e ensolarado em boa parte do Sudeste, com exceção do nordeste de Minas Gerais, onde continua chovendo fraco. No decorrer da semana que vem, a chuva do nordeste de Minas Gerais, espalha-se para o Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. Além disso, uma frente fria causa chuva de baixo acumulado sobre o sul de São Paulo.


SUL

Sábado com previsão de sol e muito calor na maior parte da Região Sul. O frio da madrugada perde força e a mínima oscila em torno dos 15°C no Rio Grande do Sul e dos 12°C em Santa Catarina e Paraná. À tarde, a máxima oscila em torno dos 30°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul e no norte e noroeste do Paraná. No oeste de Santa Catarina, a máxima chega aos 27°C.


Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, uma área de baixa pressão atmosférica causa pancadas de chuva e trovoadas, sendo fortes no extremo sul do Estado, região de Santa Vitória do Palmar. Já no domingo, uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, provocando chuva em boa parte do Estado, sendo forte na fronteira com o Uruguai.


A chuva prossegue sobre o Rio Grande do Sul e se espalha para Santa Catarina e Paraná até o fim da próxima semana. O acumulado passa dos 100mm no sul do Rio Grande do Sul e oscila na casa dos 15mm em Santa Catarina e Paraná.


CENTRO-OESTE

O sábado tem previsão de tempo seco e ensolarado no Centro-Oeste, exceção feita ao extremo noroeste de Mato Grosso, onde o dia fica mais nublado, porém sem potencial para chuva. A madrugada permanece abafada, com mínima acima dos 18°C em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Já no centro e leste de Goiás e no Distrito Federal, por conta da altitude, a mínima chega aos 12°C. À tarde, o calor predomina em todo o Centro-Oeste, com mais de 36°C no oeste de Mato Grosso, mais de 33°C no norte e oeste de Mato Grosso do Sul e mais de 30°C no noroeste e oeste de Goiás.


Durante o domingo, apesar do aumento da quantidade de nuvens no noroeste de Mato Grosso, não há previsão de chuva sobre o Centro-Oeste. No decorrer da próxima semana, no entanto, uma frente fria quebra o longo período de tempo seco. A chuva atinge o sudoeste de Mato Grosso e o centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul.


NORDESTE

Sábado com previsão de tempo seco e ensolarado em boa parte do Nordeste. As poucas chuvas atingem a costa da Bahia e entre a costa do Maranhão e do Ceará. Apesar do frio no oeste e sul da Bahia pela manhã, o calor predomina em toda a Região à tarde, com máxima de mais de 33°C no oeste do Maranhão e mais de 30°C no Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí.


A exemplo dos últimos dias, espera-se umidade relativa do ar abaixo dos 20% em vários municípios do Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia na tarde deste sábado. Já no domingo, além dos dois Estados, chove fraco entre a costa do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Na próxima semana, a chuva prossegue ao longo da costa do Nordeste, sendo forte entre a Bahia e Alagoas.


NORTE

Sábado com previsão de sol e muito calor em boa parte da Região Norte. As pancadas de chuva associadas com áreas de instabilidade atingem o norte do Pará, Amapá, centro, oeste e norte do Amazonas e todo o Estado de Roraima. Há risco de temporais na fronteira de Roraima com a Venezuela e ao longo do litoral do Pará e do Amapá. A temperatura máxima chega a quase 40°C no Acre, Amazonas, Rondônia e sudoeste do Pará.


No domingo, destaca-se a migração da umidade para o sul e retorno das chuvas para o Acre e Rondônia. Ao longo da próxima semana, o novo padrão de distribuição de chuva prossegue, com precipitações no Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br