Terça-feira será de tempo firme e ensolarado na região Centro-Oeste

Postada por: Jr Lopes | Data 06/08/2012 | Imprimir


PREVISÃO PARA ESTA TERÇA, DIA 7


CENTRO-OESTE

Uma massa de ar seco mantém o tempo firme e ensolarado no Centro-Oeste, segundo a Somar. Apenas no norte de Goiás, áreas de instabilidade geram maior quantidade de nuvens, porém sem chuva. A temperatura deve permanecer elevada, com mínima em torno dos 18°C em toda a Região e máxima de mais de 36°C no norte de Mato Grosso e mais de 33°C no oeste e noroeste de Goiás e no centro, norte e oeste de Mato Grosso do Sul.


Há mais de 70 dias não chove forte no norte de Mato Grosso do Sul, em boa parte de Mato Grosso do Sul e no centro e sul de Goiás, inclusive em Goiânia. No norte de Goiás, a situação é ainda pior, com mais de 150 dias sem chuva forte. Por causa do tempo seco e do calor, este período do ano costuma ser crítico em relação às queimadas, em Goiás, de acordo com os meteorologistas.


SUDESTE

Nesta terça, dia 7, os ventos devem favorecer o retorno do tempo seco para boa parte do Sudeste. Apenas no centro e nordeste de Minas Gerais, ainda há previsão de chuva isolada, segundo o Somar. O avanço de uma massa de ar frio deve derrubar a temperatura da madrugada em boa parte da Região, com mínima de 6°C no sul de São Paulo e de 9°C no interior do Rio de Janeiro e em todo o centro e sul de Minas Gerais. À tarde, no entanto, a temperatura sobe e chega aos 27°C no norte do Espírito Santo, 24°C em boa parte do Rio de Janeiro e quase 33°C no Triângulo Mineiro e noroeste de São Paulo.


SUL

A terça tem previsão de sol entre nuvens no sul do Paraná, em todo o Estado de Santa Catarina e na maior parte do Rio Grande do Sul. O frio da madrugada muda de posição, saindo do Rio Grande do Sul e ficando mais concentrado entre o Paraná e Santa Catarina, com mínima em torno dos 6°C nas cidades mais elevadas.


À tarde, a temperatura sobe em toda a Região Sul, chegando aos 27°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul e no oeste e norte do Paraná. No oeste de Santa Catarina, a máxima chega aos 24°C. No oeste do Rio Grande do Sul, um sistema meteorológico chamado de vórtice ciclônico causa pancadas de chuva e trovoadas a partir do fim do dia. Há risco de ventos fortes ao longo de todo o dia no oeste e norte do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 50km/h e 60km/h.


NORDESTE

Nesta terça, a chuva retorna ao Nordeste e avança interior adentro, associadas com áreas de instabilidade (grande cavado em altitude). As precipitações atingem sobretudo o centro e norte do Maranhão, Piauí e Ceará, oeste do Rio Grande do Norte e municípios da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Entre vários municípios, volta a chover em Teresina, capital que não registra chuva desde meados de junho.


Em Pernambuco, apesar da previsão de chuva, a situação permanece crítica em relação à seca. Ao longo do rio Pajeú, que atravessa o sertão da Paraíba e de Pernambuco, choveu apenas 245mm dos pouco mais de mil milímetros normais para o período chuvoso da região, que vai de dezembro à julho. A partir de agora, a região entra em seu período crítico e não há perspectiva de reversão do atual quadro nos próximos meses.


NORTE

A terça tem previsão de sol e calor em boa parte da Região Norte. As poucas chuvas atingem apenas o noroeste do Amazonas, Roraima, Amapá e o norte do Pará, associadas com instabilidades tropicais. A temperatura dispara e a máxima chega a quase 40°C no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e oeste do Tocantins.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


CENTRO-OESTE

A quarta deve ser de tempo seco e ensolarado em todo o Centro-Oeste. A temperatura permanece elevada, com mínima em torno dos 18°C em toda a Região e máxima de mais de 36°C no oeste de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul e mais de 33°C no oeste e noroeste de Goiás. Até pelo menos 15 de agosto, não há previsão de chuva em nenhum município do Centro-Oeste.


SUDESTE

A quarta tem previsão de sol e calor em boa parte do Sudeste. Apenas no extremo sul de São Paulo, o dia deve ficar mais nublado, porém sem chuva. O frio da madrugada perde força, mas mesmo assim, a mínima chega aos 9°C no centro, sul e nordeste de São Paulo e de Minas Gerais e no interior do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.


À tarde, a máxima chega a quase 33°C no Triângulo Mineiro e noroeste de São Paulo, 27°C no norte do Espírito Santo e 24°C em boa parte do Rio de Janeiro. Até sexta, não há previsão de chuva na maior parte do Sudeste, com exceção do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, padrão que deve prosseguir até 15 de agosto, pelo menos.


SUL

Na quarta, a chuva passa a atingir boa parte do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. Trata-se de um vórtice ciclônico, sistema que normalmente não gera grande acumulado de chuva, porém causa intensos temporais por onde passa. Os vórtices são áreas de baixa pressão, porém em altitude mais elevada em relação à superfície (entre 5 mil e 10 mil metros de altura). São sistemas que geram nuvens muito carregadas e estão normalmente associados com intensa queda de granizo e ventos fortes. O grande problema do vórtice é que ele gera temporais localizados.


Ao longo de todo o dia, esperam-se rajadas de vento entre 70km/h e 80km/h em boa parte do Rio Grande do Sul e entre 50km/h e 60km/h no meio oeste de Santa Catarina. Além disso, o potencial para granizo é mais elevado no extremo sul do Rio Grande do Sul pela manhã e entre o Litoral (Norte e Sul) e Região Metropolitana de Porto Alegre à noite. No Paraná, apesar da maior quantidade de nuvens no leste do Estado, não há previsão de chuva.


O frio da madrugada diminui em toda a Região Sul. Já à tarde, a máxima chega a quase 30°C no norte e noroeste do Paraná e 27°C no oeste de Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul. Já no oeste e sul do Rio Grande do Sul, os ventos passam a soprar do quadrante sul, fazendo com que a máxima não passe dos 21°C na maior parte dos municípios.


NORDESTE

A quarta tem previsão de chuva isolada e de baixo acumulado no Recôncavo Baiano, norte do Maranhão, Piauí e Ceará, Litoral do Rio Grande do Norte e em alguns poucos municípios da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Na maior parte da Região, o sol predomina. O frio da madrugada aumenta no centro, sul e sudoeste da Bahia, com mínima em torno dos 12°C.


À tarde, a máxima passa dos 33°C no oeste do Maranhão e dos 30°C no noroeste da Bahia e boa parte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Na quinta e sexta, a chuva prossegue sobre a costa leste e norte do Nordeste. Entre 11 e 15 de agosto, o padrão de distribuição de chuva não muda, apenas sendo mais intensa ao longo do litoral sul da Bahia.


NORTE

A quarta deve ter sol e calor em boa parte da Região Norte. As poucas chuvas atingem apenas o noroeste do Amazonas, Roraima, Amapá e o norte do Pará, associadas com instabilidades tropicais. A temperatura máxima passa dos 36°C no oeste do Pará e boa parte do Amazonas, Acre e Rondônia. Na quinta e na sexta, destaca-se o risco de intensos temporais ao longo da fronteira de Roraima com a Venezuela. Já entre 11 e 15 de agosto, destaca-se o retorno da chuva ao Acre e centro e oeste do Amazonas.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br