Região Sul tem previsão de chuva forte nesta terça, alerta Somar

Postada por: Jr Lopes | Data 31/07/2012 | Imprimir


CONFIRA A PREVISÃO PARA ESTA TERÇA, DIA 31


CENTRO-OESTE

A terça tem previsão com tempo seco e ensolarado em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso do Sul. Apenas no centro e sul de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece nublado pela presença de uma frente fria, porém não há expectativa de chuva.


A temperatura deve aumentar no sul de Mato Grosso do Sul, com máxima que chega aos 24°C nos municípios do extremo sul. Já no norte do Estado e no oeste e norte de Goiás, faz mais de 30°C. No noroeste de Mato Grosso, a máxima excede 36°C. O tempo seco favorece o prosseguimento da colheita do milho e algodão em boa parte do Centro-Oeste. A quantidade de milho colhido é tão elevada que falta silos para guardar o produto em alguns municípios de Mato Grosso.


SUDESTE

Nesta terça, dia 31, o tempo deve permanecer nublado em São Paulo, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, a umidade que vem do mar e uma frente fria deve provocar chuva fraca no sul e leste de São Paulo e no Espírito Santo. Já no interior da Região, apesar das nuvens, o risco de chuva permanece baixo. À tarde, as temperaturas caem e a máxima não passa dos 18°C no sul de São Paulo, dos 21°C no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e dos 24°C em parte da costa do Espírito Santo.


SUL

Nesta terça, a combinação de uma área de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai e os ventos fortes e constantes que sopram do mar devem provocar chuva forte sobre o sul do Rio Grande do Sul, com acumulado que passa dos 30mm nas regiões de Rio Grande, Pelotas e Jaguarão. É a segunda chuva forte em três dias, depois de um mês de julho com tempo seco durante boa parte do período.


Além das chuvas fortes no sul do Rio Grande do Sul, precipitações menos intensas atingem todas as outras áreas do Estado no decorrer do dia. Os ventos ganham força entre a tarde e noite, com previsão de rajadas entre 70km/h e 80km/h em toda a costa do Rio Grande do Sul e em municípios do centro e norte do Estado.


Há risco de queda de granizo de forma isolada em cidades da Campanha e Região Metropolitana de Porto Alegre na noite desta terça. O frio da madrugada diminui consideravelmente, mas mesmo assim, a mínima oscila entre 3°C e 6°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. À tarde, a máxima chega aos 21°C no noroeste do Estado.


A Somar alerta para previsão de chuva também em todo o Estado de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná, ainda com risco de chuva forte pela manhã ao longo do litoral paranaense. A temperatura chega aos 6°C na serra de Santa Catarina e aos 9°C no leste, centro e sul do Paraná. À tarde, a máxima chega aos 24°C no extremo oeste de Santa Catarina e aos 27°C no norte do Paraná.


NORDESTE

A terça-feira deve ser de nuvens no centro e leste do Nordeste, desde a região central da Bahia e sertão do Piauí e de Pernambuco até o litoral da Região. As poucas chuvas mais significativas atingem apenas o extremo sul da Bahia e a costa de Alagoas e de Pernambuco. O frio da madrugada perde força no interior da Bahia e o calor da tarde predomina em toda a Região à tarde, com máxima de mais de 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. O mar permanece agitado entre a costa norte da Bahia e Pernambuco, com ondas de mais de 2,5m de altura.


NORTE

Uma grande massa de ar seco mantém o tempo firme e ensolarado em boa parte da Região Norte nesta terça. As poucas chuvas associadas com áreas de instabilidade atingem o oeste e norte do Amazonas, Roraima, interior do Amapá e o norte do Pará. O calor permanece intenso, com máxima de mais de 36°C no centro e sudeste do Amazonas e norte de Rondônia. Em Rondônia, não chove forte em alguns municípios há praticamente dois meses. O risco de queimadas é considerado crítico e, apenas neste início de semana, foram registrados mais de 50 grandes focos em todo o Estado.


CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


CENTRO-OESTE

Uma grande massa de ar seco mantém a quarta-feira com tempo seco e ensolarado em boa parte do Centro-Oeste. Apenas em algumas poucas cidades do sudeste de Mato Grosso do Sul, o tempo permanece nublado. Faz calor em toda a Região, com máxima de mais de 33°C no sul, oeste e noroeste de Mato Grosso e mais de 30°C no norte e oeste de Mato Grosso do Sul e noroeste de Goiás. Até pelo menos o dia 8 de agosto, o tempo permanece seco e ensolarado em todo o Centro-Oeste.


SUDESTE

Na quarta, o tempo permanece nublado em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no sul e leste de Minas Gerais. As chuvas concentram-se entre o Espírito Santo, leste de Minas Gerais e centro e norte do Rio de Janeiro, sendo generalizada no primeiro Estado. A temperatura máxima começa a subir em toda a Região, oscilando entre 21°C e 24°C no Espírito Santo, Rio de Janeiro e no centro, leste e sul de Minas Gerais e de São Paulo.


Na quinta e na sexta, o sol retorna para boa parte do Sudeste, com exceção do Espírito Santo, onde ainda chove de forma fraca e isolada. No fim de semana, a passagem de uma nova frente fria favorece o retorno da chuva fraca ao Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro e leste de Minas Gerais e litoral de São Paulo.


SUL

Na quarta, ainda chove forte ao longo do litoral sul do Rio Grande do Sul, com acumulado de mais de 20mm. Além disso, a chuva mais fraca também atinge todo o centro e sul do Estado. Já no Paraná e em Santa Catarina, a previsão é de mais nuvens que chuva. O frio diminui cada vez mais e a mínima varia entre 12°C e 15°C na maior parte da Região Sul.


À tarde, a máxima já chega aos 24°C em boa parte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e aos 27°C no oeste e norte do Paraná. Na quinta e na sexta-feira, a chuva prossegue ao longo da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, porém com menor potencial para temporais. Entre 4 e 8 de agosto, uma nova frente fria avança pela Região Sul, causando chuva generalizada, mas com baixo acumulado, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no leste e sul do Paraná.


NORDESTE

A quarta-feira deve ser nublada na região central da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e norte do Maranhão. Já as chuvas ficam mais restritas, atingindo o extremo sul da Bahia e uma faixa que vai de Sergipe à Paraíba. A temperatura permanece estável e elevada, passando dos 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.


Na quinta, a chuva novamente atinge o extremo sul da Bahia e uma faixa entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. Já na sexta-feira, a chuva atinge apenas a Região Metropolitana de Salvador e o extremo sul da Bahia. Entre 4 e 8 de agosto, a chuva volta a atingir o norte do Nordeste, entre o Maranhão e Ceará. Além disso, chove no centro, sul e litoral da Bahia e ao longo da costa de Sergipe.


NORTE

A quarta-feira deve ser de tempo seco e ensolarado. As poucas chuvas atingem apenas Roraima, norte do Amapá e norte e oeste do Amazonas. O calor permanece intenso, com máxima de mais de 36°C no centro e sudeste do Amazonas e norte de Rondônia. Na quinta e na sexta-feira, chove apenas sobre o norte da Região, especialmente norte de Roraima. Entre 4 e 8 de agosto, nada muda e a chuva permanece concentrada sobre o norte da Região.




Fonte: Somar Metereologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br