Chuvas fortes podem causar alagamentos no Sudeste e Sul do Brasil nesta terça

Postada por: Jr Lopes | Data 17/07/2012 | Imprimir


CONFIRA A PREVISÃO PARA ESTA TERÇA, DIA 17


CENTRO-OESTE
Depois de quase um mês com tempo seco, nesta terça, dia 17, uma frente fria causa chuva isolada e muita nebulosidade sobre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso do Sul. O frio toma conta da maior parte da região no início do dia por conta do avanço do ar polar. Assim, as mínimas ficam abaixo dos 10ºC na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e abaixo dos 14ºC no sudoeste do Mato Grosso. Já as máximas da tarde passam dos 32ºC no norte do Mato Grosso e ficam mais amenas na maior parte da região. No centro e sul do Mato Grosso do Sul, as máximas não passam dos 20ºC.


SUDESTE
A presença de um sistema conhecido por vórtice ciclônico e a formação de um ciclone extratropical entre a costa do Sul e Sudeste causa chuva forte com potencial para transtornos como alagamentos no sul e leste de São Paulo e sul de Minas Gerais. O litoral sul de São Paulo será a região mais atingida, com acumulado de mais de 40mm. Além disso, chove de forma mais fraca, porém abrangente no sul do Rio de Janeiro, oeste e nordeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Independentemente da intensidade da chuva, como a temperatura está baixa e estamos lidando com um vórtice ciclônico, a possibilidade de granizo de acumular no chão é muito elevada em vários municípios do Sudeste. A mínima oscila entre 9°C e 12°C em São Paulo e sul de Minas Gerais e a máxima não passa dos 12°C no extremo sul paulista e 18°C no sul de Minas Gerais. Ainda há potencial para ressacas, especialmente pela manhã, com ondas que passam dos 3m de altura em algumas praias do Rio de Janeiro.


SUL
Terça-feira com temporais entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, com acumulado de mais de 40mm e potencial para alagamentos nas regiões de Itapoá-SC, Joinville-SC, Paranaguá-PR e Curitiba-PR. A chuva está associada com um vórtice ciclônico, uma área de baixa pressão atmosférica e a água quente junto à costa da Região Sul. A chuva forte, além de provocar alagamentos, paralisa o embarque de açúcar no porto de Paranaguá no decorrer desta terça-feira. E como a temperatura está baixa e trata-se de um vórtice ciclônico, a possibilidade de granizo de acumular no chão é muito elevada em vários municípios de Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, chove fraco no nordeste do Estado. A temperatura permanece baixa, com mínima em torno dos 3°C no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul do Paraná. Pela tarde, a máxima não passa dos 12°C no centro, leste e sul do Paraná e centro e norte de Santa Catarina e dos 18°C no Rio Grande do Sul.


NORDESTE
Na terça-feira, as chuvas ganham força no leste do Nordeste, por conta de áreas de instabilidade. Entre a Bahia e a Paraíba o tempo fica nublado e as chuvas ocorrem a qualquer momento, inclusive chove forte na faixa costeira entre a Paraíba e Pernambuco, mas com acumulado abaixo dos 10mm. Pela manhã faz frio no sul e oeste da Bahia, onde as mínimas ficam na casa dos 16°C. Mas com o sol, rapidamente as temperaturas sobem e à tarde o calor está garantido na região, com máximas que passam dos 32°C no Maranhão e no leste do Piauí.


NORTE
Na terça-feira as pancadas de chuva seguem ocorrendo entre o oeste da Região Norte. Chove forte no oeste e norte do Amazonas e em Roraima, além do noroeste do Pará. No sul da região Norte, o que abrange boa parte de Rondônia, Tocantins e sudeste do Pará o tempo seco e o sol predominam entre poucas nuvens no decorrer do dia. A friagem provocada por uma massa de ar polar que cobre boa parte do Brasil avança especialmente sobre Rondônia e o Acre. No sul rondonense, as mínimas fica na casa dos 14ºC. Durante a tarde faz calor e as máximas passam dos 32°C em boa parte da região, mas não passam dos 26ºC no leste do Acre.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


CENTRO-OESTE
Na quarta-feira, algumas instabilidades ainda persistem sobre o centro de Goiás, mas provocam mais nuvens do que chuva. Boa parte do Centro-Oeste fica com tempo seco e ensolarado, o que permite grande amplitude térmica. ao longo do dia. O frio aumenta pela manhã e fica abaixo dos 9ºC no centro-sul do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. No Distrito Federal, as mínimas ficam abaixo dos 14ºC. À tarde, só continua calo no centro-norte de Goiás e de Mato Grosso, com valores acima dos 30ºC. Nas demais áreas, as temperaturas ficam mais amenas. Na quinta-feira, o tempo fica completamente aberto, seco e ensolarado.


SUDESTE
Na quarta, dia 18, a chuva prossegue sobre o Sudeste, atingindo o sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e o centro, sul e leste de Minas Gerais. Ainda chove forte na costa de São Paulo. Faz frio e a mínima oscila entre 6°C e 9°C no oeste e sul do Estado de São Paulo e entre 9°C e 12°C no sul e oeste de Minas Gerais. A máxima não passa dos 18°C em São paulo e oeste e sul de Minas Gerais e 21°C no sul do Rio de Janeiro. Apenas no norte de Minas Gerais faz calor de quase 30°C. Na quinta-feira, finalmente retorna o tempo seco ao Sudeste, algo que prossegue na sexta-feira. Até o dia 25 de julho, uma nova frente fria causa chuva fraca no sul de São Paulo.


SUL
Na quarta, a umidade que vem do mar ainda causa chuva no centro, leste e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, sendo forte ao longo do litoral dos dois Estados. Já na maior parte da Região, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio ganha força e a mínima chega a 0°C no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Já no interior de Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná, a mínima oscila em torno dos 3°C. À tarde, a máxima chega aos 21°C no noroeste do Paraná e aos 18°C em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre quinta e sexta-feira, retorna o tempo seco à Região Sul. Entretanto, entre 21 e 25 de julho, um,nova frente fria causa chuva forte entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.

 

NORDESTE
Na quarta, dia 18, novamente as chuvas voltam a perder força sobre a faixa leste e persistem em forma de pancadas isoladas e de baixíssimo volume desde o litoral central da Bahia até a costa do Rio Grande do Norte. Boa parte da Região, no entanto, fica sob o predomínio do ar seco que mantém o tempo firme e com baixa umidade relativa do ar. A temperatura quase não sofre variação. Ainda faz frio no sul da Bahia, com mínimas abaixo dos 17ºC. Já as máximas passam dos 30ºC em quase todas as regiões do Nordeste. Na quinta-feira, a chuva diminui ainda mais sobre o Nordeste e o que predomina é sol entre nuvens.


NORTE
Na quarta-feira, a friagem avança um pouco mais e faz frio ao amanhecer no Acre e Rondônia, com mínimas variando entre 11ºC e 15ºC no sul destes Estados. A chuva fica concentrada entre o norte do Amazonas e do Pará, além de Roraima. No norte deste Estado, os acumulados passam dos 35mm ao longo do dia. Em boa parte do centro-sul da Região, o tempo segue seco e ensolarado, com umidades relativas muito baixas, sobretudo no Tocantins. Novamente as máximas passam dos 32ºC em boa parte da região. Na quinta-feira, as chuvas ficam concentradas sobre o norte do Amazonas e Roraima, com elevados acumulados no norte de Roraima. Já na maior parte do Norte do país o tempo segue seco, ensolarado e com calor à tarde.




Fonte: Somar Metereologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br