Semana deve começar com tempo firme no Centro-Sul do país

Postada por: Jr Lopes | Data 08/07/2012 | Imprimir
Previsão é de tempo aberto em boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste a partir de segunda (Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS)


PREVISÃO PARA ESTE DOMINGO, DIA 8


SUDESTE
No domingo, a frente fria perde força, mas ainda deve provocar nebulosidade e chuva de baixo acumulado em São Paulo, no Rio de Janeiro e centro, oeste e sul de Minas Gerais. Além disso, áreas de instabilidade chamadas de ondas de leste causam chuva de baixo acumulado entre o Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. Faz frio pela manhã, com mínima entre 12°C e 15°C em boa parte de Minas Gerais e de São Paulo e interior do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. À tarde, a máxima não chega aos 15°C no extremo sul de São Paulo, 18°C no sul de Minas Gerais e 21°C no sul do Rio de Janeiro. Apenas no norte do Sudeste, o calor prossegue, com máxima de até 30°C.


SUL
No domingo, ainda chove fraco sobre o norte de Santa Catarina e leste do Paraná devido à umidade que vêm do mar. Entretanto, na maior parte da Região Sul, a massa de ar polar deixa o tempo permanece seco e com sol entre nuvens. Faz muito frio, com mínima entre 0°C e 3°C no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina e formação de geadas amplas, inclusive atingindo áreas de pastagens. No Paraná, a mínima varia entre 3°C e 6°C, com menor potencial para geadas. À tarde, a máxima não passa dos 17°C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no leste e sul do Paraná.


CENTRO-OESTE
No domingo, a frente fria perde força e a expectativa é de mais nuvens do que chuva sobre Mato Grosso do Sul. Em Goiás e Mato Grosso, ocorre variação de nebulosidade em boa parte, e chuviscos no sul dos Estados. O frio, no entanto, aumenta e a mínima varia entre 6°C e 9°C no oeste e sul de Mato Grosso do Sul e entre 9°C e 12°C no sudoeste de Mato Grosso. À tarde, a máxima não passa dos 18°C no centro e sul de Mato Grosso do Sul, 21°C no sudoeste de Mato Grosso e 24°C no sudoeste de Goiás. No norte de Mato Grosso e noroeste de Goiás, a máxima excede 30°C.


NORDESTE
No domingo, as ondas de leste avançam interior adentro, provocando chuva em boa parte do litoral nordestino. Chove em quase todo o Rio Grande do Norte, porém de alto acumulado no litoral. O frio da madrugada diminui na Bahia. Já o calor tarde predomina em toda a Região, com máxima de mais de 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.


NORTE
No domingo, áreas de instabilidade mantêm as chuvas na forma de pancadas sobre o Acre, Roraima, Amapá, norte do Pará e no noroeste do Amazonas há previsão de chuva forte. Apesar do risco de vendavais, o acumulado será baixo na maior parte dos municípios. Já entre o Tocantins e o centro e sul do Pará, o tempo permanece seco e ensolarado. Uma massa de ar polar avança pelo Brasil e provoca declínio da temperatura mínima no sul e sudoeste de Rondônia, variando entre 12°C e 15°C. Já na maior parte da Região Norte, o tempo permanece abafado. À tarde, a máxima passa dos 33°C em boa parte do Pará e do Amazonas.


PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE
Na segunda, a frente fria se afasta do Sudeste o o tempo fica aberto na maior parte da Região. Contudo, a umidade que vêm do mar deixa o tempo mais nublado e com algumas pancadas fracas de chuva no leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Chuvas de baixo acumulado atingem também o norte do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.


No restante do Sudeste a semana inicia com tempo firme e predomínio de sol. O dia inicia com sensação de frio com mínimas variando entre 12°C e 15°C na maior parte de São Paulo e de Minas Gerais. À tarde segue fazendo calor no norte do Sudeste, com máximas acima dos 26°C no noroeste de Minas Gerais e entre 20°C e 23°C no centro e leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito e sul e leste de Minas Gerais. Entre 11 e 15 de julho, uma nova frente fria causa chuva em boa parte da Região Sudeste, com acumulado de mais de 70mm no litoral de São Paulo.


SUL
A semana inicia com tempo firme na maior parte da Região Sul. Entre o leste do Paraná e o litoral norte de Santa Catarina os ventos úmidos que sopram contra a costa empurram a umidade do oceano para o continente, aumentando a nebulosidade provocando chuvas fracas. No restante da Região o dia segue com predomínio de sol, mas no fim da segunda-feira a novas áreas de instabilidade que se formam entre a Argentina e o Paraguai voltam a causar pancadas de chuva no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul.


Além disso, na segunda as temperaturas ficam um pouco mais elevadas, mas mesmo assim faz frio. No inicio do dia as mínimas ficam próximas 0°C na Campanha e variam entre 3°C e 6°C na maior parte do Rio Grande do Sul, Serra Geral e sul do Paraná. Com o sol a temperatura e os ventos que voltam a soprar do quadrante norte a temperatura sobe, alivia a sensação de frio e deixa a tarde mais amena. As máximas ficam próximas aos 20°C no norte e leste do Rio Grande do Sul e ainda no norte do Paraná.


A trégua da chuva, no entanto, dura pouco. Volta a chover na segunda-feira sobre o oeste de Santa Catarina e o centro, norte e oeste do Rio Grande do Sul. Na terça, uma nova frente fria causa chuva generalizada mas com baixo em boa parte da Região Sul. Entre 11 e 15 de julho, a chuva passa a atingir o Paraná e Santa Catarina, com acumulado de mais de 50mm em algumas localidades do norte catarinense e leste paranaense.


CENTRO-OESTE
Na segunda e terça, espera-se tempo seco e ensolarado em todo o Centro-Oeste. Se formam um pouco mais de nuvens no sul do Mato Grosso do Sul, mas não há previsão para chuva. A umidade relativa do ar permanece baixa, principalmente no norte do Mato Grosso e noroeste de Goias. Faz frio pela manhã no Mato Grosso do Sul, sudeste de Goias e Distrito Federal e o sudoeste do Mato Grosso, com temperatura mínima entre 9°C e 15°C. O calor predomina no norte do Mato Grosso, e nas demais áreas da Região Central do Brasil, a temperatura máxima oscila entre 23°C e 27°C. No decorrer da próxima semana, no entanto, uma nova frente fria causa chuva fraca sobre o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.


NORDESTE
As instabilidades permanecem sobre o litoral e parte do interior nordestino. Chove forte no litoral e interior do Rio Grande do Norte, com riscos de alagamento. Pela noite, as chuvas se intensificam pela tarde no litoral do Ceará, com chances de temporais. Chove forte também no litoral do Maranhão e Piauí.


No sudoeste da Bahia a temperatura mínima fica entre 15°C e 18°C. No Piauí e Maranhão, a temperatura máxima chega aos 30°C pela tarde. Na terça-feira, a chuva forte atinge apenas a costa do Maranhão. No decorrer da próxima semana, o padrão de distribuição de chuva não muda, concentrando-se sobre ao longo da costa da Região Nordeste.


NORTE
As instabilidade continuam atingindo a parte norte do Norte brasileiro, compreendendo o norte do Amazonas, norte do Pará, Amapá e Roraima. Já no interior da região Norte, desde o Acre até Tocantins o tempo segue seco. E até a terça-feira, as madrugadas permanecerão frias no sul do Acre e de Rondônia, com mínima entre 12°C e 15°C.


Pela tarde, as máximas ficam entre 33°C e 36°C no interior do Amazonas e interior do Pará. Até a terça, as madrugadas permanecerão frias no sul do Acre e de Rondônia, com mínima entre 12°C e 15°C. A partir da quinta-feira da próxima semana, no entanto, o calor dispara e, pela primeira vez neste período seco, poderemos registrar máximas em torno dos 40°C em municípios do Acre, Rondônia e Amazonas.




Fonte: Somar Metereologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br