Temperaturas devem subir nos próximos dias na maior parte do Brasil

Postada por: Jr Lopes | Data 10/06/2012 | Imprimir
Entretanto, chuvas devem se intensificar nas regiões Norte e Nordeste (Foto: Divulgação)


CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS


SUDESTE
Na segunda-feira, áreas de instabilidade atuam sobre a região Sul e organizam uma nova frente fria, que chega ao Estado de São Paulo à tarde. O sistema é bem mais fraco que o anterior, responsável pela última semana chuvosa, mas há risco para chuva forte entre o Vale do Ribeira e o litoral sul paulista. De uma forma geral, o sol predomina em todo o Sudeste. Os ventos úmidos que sopram do oceano enfraquecem e a frente fria avança para o oceano, favorecendo a melhora definitiva no tempo.


Na terça-feira, as chuvas ficam restritas à faixa leste de São Paulo, por causa dos ventos úmidos que sopram do oceano. Mesmo assim, é chuva bem fraca e não é tão persistente como a da última semana. Nas demais áreas, o sol predomina e eleva as temperaturas. A partir de quarta, o destaque é o retorno gradativo do calor ao Sudeste do Brasil. As temperaturas vão subir pouco a pouco com o passar dos dias, principalmente durante a tarde. Uma nova frente fria só chega à Região por volta do dia 20 de junho.


SUL
Rapidamente as instabilidades se afastam e a previsão para esta segunda é de chuva apenas no começo de segunda-feira no norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná. Só na região de Curitiba e no litoral paranaense que os ventos úmidos que sopram do mar aumentam a quantidade de nuvens e ainda provocam chuva fraca depois.


Com o sol, as temperaturas nas demais áreas e já chegam a marcar 25°C no oeste de Santa Catarina e do Paraná. A partir de terça-feira, o tempo firme predomina em toda a região Sul, que tem termômetros cada vez mais elevados. Haja saúde para encarar máximas de 30 graus poucos dias depois de enfrentar temperaturas negativas!


CENTRO-OESTE
A semana começa com tempo aberto no Centro-Oeste do Brasil, que garante uma tarde quente nos três Estados da região e no Distrito Federal. Há previsão de chuva em cidades próximas do leste do Mato Grosso do Sul, do sul de Goiás e do noroeste do Mato Grosso, mas de forma muito rápida e isolada.


Com o passar dos dias, o predomínio é cada vez mais do tempo seco - típico desta época do ano. As temperaturas sobem gradativamente e passam dos 30°C no MS, MT e GO.


NORDESTE
Na segunda-feira, a chuva ganha força no Nordeste, com a intensificação das Ondas de Leste (instabilidades que atravessam o oceano em formato de ondas atmosféricas). Chove forte na costa da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, com risco para ventanias e transtornos.


Além da segunda-feira, também chove forte nesta faixa do litoral nordestino na quarta-feira. Já, nos outros dias, as chuvas são rápidas, assim como no litoral maranhense. Nas demais áreas, tempo firme ao longo de toda a semana, com muito calor.


NORTE
As chuvas se intensificam sobre o norte do Amazonas, em Roraima e na Colômbia. Com estes temporais - que devem registrar altos volumes acumulados também nos dias seguintes, o nível do Rio Negro pode voltar a subir nesta semana e na próxima.


O norte do Pará, o Amapá e cidades do Acre, Rondônia e oeste do Amazonas também recebem pancadas de chuva, mas de forma mais isolada e com menor volume acumulado. Já, do sul amazonense até o Tocantins, não há previsão de chuva tão cedo.




Fonte: Somar Meteorologia

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br