Saúde investiga suspeita de paciente com H1N1 na Capital
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em Campo Grande investiga uma suspeita de caso de gripe A (H1N1), de um paciente de 28 anos, internado desde quinta-feira (17) no hospital. O rapaz está sedado e isolado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) com quadro de pneumonia grave, mas também está recebendo tratamento para gripe suína.
O diretor clínico da Santa Casa, Heitor Soares, disse ao G1, nessa segunda-feira (21), que apesar da suspeita inicial de pneumonia bacteriana, os médicos optaram em medicá-lo também para H1N1, por conta do prazo de 10 dias até sair o resultado dos exames. Segundo Soares, o estado de saúde do rapaz é considerado grave.
A médica Márcia Dal Fabro, diretora de Vigilância e Saúde da Sesau, disse que o material do paciente foi coletado para exame na sexta-feira (18), e foi encaminhado para análise em laboratório. Ainda segundo a médica, o resultado dos exames deve ficar pronto em aproximadamente 10 dias.
Campanha
Dados do Ministério da Saúde indicam cobertura de 43,18% da população-alvo da campanha de vacinação contra gripe e gripe A (H1N1) em Mato Grosso do Sul. A meta é imunizar idosos acima de 60 anos, crianças a partir de 6s meses e menores de 2 anos, além de gestantes, indígenas, trabalhadores em saúde e detentos. A campanha para esses grupos vai até dia 25 de maio.
Fonte: G1/ MS
www.naviraidiario.com.br