Sem abusos, chocolate pode trazer benefícios ao organismo
A venda de ovos na Páscoa estimula o consumo de chocolate. Mas os especialistas alertam: não se deve abusar da guloseima. Por outro lado, se consumido com moderação, o doce pode trazer benefícios ao organismo.
De acordo com a nutricionista Fernanda Furtado, de Itapetininga (SP), a orientação é consumir no máximo 30 gramas de chocolate por dia. “Esse consumo diário pode trazer benefícios à circulação sanguínea”, explica. A especialista ainda ressalta que os chocolates ajudam no combate de radicais livres, além de promover melhoramento do humor, já que estimula a produção de endorfina, responsável pela sensação de bem estar e prazer.
A dona de casa Eliane Alves diz que não consegue ficar sem chocolate no dia a dia. Já na época da Páscoa, a tendência é consumir mais, com os diversos ovos que ganha. “Eu devoro todos. Não sobra nenhum para contar história”, brinca. Por outro lado, ela percebe que o organismo reage devido esse excesso. “As espinhas são as principais evidências de que abusei”, afirma.
A tecnóloga Cristiane Amaral conta que também abusa. "Deixo de me alimentar para comer chocolates. O problema é que engorda”, lamenta.
De acordo com a nutricionista, outros problemas podem ser provocados devido ao consumo excessivo. Ela afirma que o chocolate ao leite é bastante gorduroso. Por isso, pode contribuir para problemas gastrointestinais, como diarreias e alergias. A recomendação, para quem não abre mão da guloseima, é o chocolate amargo ou meio amargo, mesmo assim com moderação. “Esses tipos são mais saudáveis. Eles possuem maior concentração de cacau”, explica Fernanda.
Já o chocolate branco é o mais doce e o mais nocivo à saúde, pois só contém manteiga de cacau, que estimula e potencializa alergias e diarreias, entre outras doenças.
A nutricionista recomenda, a quem for abusar dos chocolates, que faça uma alimentação com bastante frutas e líquidos.
Fonte: G1
www.naviraidiario.com.br