Até 2015 MS deve ser o segundo maior no setor sucroalcooleiro

Postada por: Andrey Vieira | Data 24/08/2009 | Imprimir
Abertura do Canasul, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, atraiu um grande público na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação)


Até 2015 Mato Grosso do Sul deve ser o segundo estado do País em moagem de cana e produção de álcool e açúcar. A previsão foi feita pelo governador André Puccinelli, na manhã desta segunda-feira (24), na abertura da terceira edição do Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar (Canasul), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Segundo Puccinelli, o Estado ocupa atualmente a quinta posição no ranking brasileiro de moagem de cana e produção de etanol e o sétimo lugar na fabricação de açúcar. O governador projeta o crescimento do setor com a viabilização de vários projetos de novas usinas. Somente neste ano, a quantidade de plantas em operação em Mato Grosso do Sul passa de 14 para 21, sendo que destas sete novas, três já estão em operação: Vista Alegre (Maracaju), São Fernando (Dourados) e Iaco (Chapadão do Sul).

O Estado ainda tem outros quatro projetos em fase de instalação e mais 17 aprovados, que devem ser implantados até 2013. Com o crescimento da produção, o governador acredita que vá ser viabilizado um importante projeto para tornar o etanol sul-mato-grossense, o do poliduto ligando Campo Grande ao Porto de Paranaguá, no Paraná.

“O projeto foi colocado em stand by pela Petrobras, mas se atingirmos a produção de 3,5 bilhões de litros com certeza vai sair do papel. Se não pela própria Petrobras, pela iniciativa privada”, prevê Puccinelli, completando que em razão dessa expansão projetada, o governo conta com o setor sucroalcooleiro com um dos pilares para promover o desenvolvimento econômico do Estado ao lado da produção carne, de grãos, o turismo e a silvicultura.

“Entendemos que temos que diversificar, parque que o Estado não fique dependente de apenas um ou dois setores como ocorreu no passado, porque, quando um setor não estiver bem o outro sustenta a economia”, comenta.

O governador disse também que o crescimento do setor será feito de maneira sustentável. “Lógico que queremos o desenvolvimento com o setor, mas não vamos permitir a monocultura da cana e para isso temos como principal instrumento o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Será através dele que apontaremos onde as usinas poderão se instalar”.

Segundo Puccinelli, o ZEE afasta qualquer possibilidade da instalação de usinas no Pantanal e cria inclusive uma espécie de blindagem, ao impedir também novos empreendimentos do setor em áreas próximas ao bioma. Entretanto, na região Norte do Estado, na área da Bacia do Alto Paraguai, o estudo, conforme o governador, deve autorizar novos empreendimentos.

O setor

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Júnior, lembrou que a crise econômica mundial atingiu o setor sucroalcooleiro no momento em que 'alçava voos' mais elevados no Estado e que graças ao apoio que o segmento vem recebendo do governo do Estado, mesmo com dificuldades, vem se expandindo.

Já o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, aproveitou o evento para anunciar a instalação de um micro-destilaria de álcool na unidade do Senai em Dourados. As instalações, conforme ele, possibilitarão a qualificação profissional de mão-de-obras para as usinas já instaladas e em fase de implantação nas regiões da Grande Dourados e do Cone Sul.

“Com a micro-destilaria qualificaremos mão-de-obra altamente especializada, que aprenderá na prática todo os processos produtivos na fabricação do álcool. Com esse investimento, que chegará a R$ 1,2 milhão, em equipamentos e estrutura, queremos transformar o Estado em referência na qualificação profissional do setor”.

Já o deputado federal Waldemir Moka, disse que com a expansão do setor, mais do que nunca, iniciativas como a da Fiems serão necessários, porque o segmento demandará muita mão-de-obra especializada e para que os trabalhadores sul-mato-grossenses aproveitem as oportunidades que vão surgir é necessário que eles estejam capacitados.

2010

Nesta terça-feira, segundo e último dia do Canasul, o governo do Estado e a Famasul firmam parceria com a Safra Eventos para assegurar a realização do edição 2010 do congresso e também de uma das principais feiras de negócio do segmento no País, a Feicana/Feibio, que será promovida em paralelo no Centro de Convenções Albano Franco.


Fonte: TV Morena

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br