Medo do novo IPI faz venda de carros importados crescer em setembro

Postada por: Jr Lopes | Data 14/10/2011 | Imprimir


Na tentativa de escapar do aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), consumidores correram para as concessionárias de veículos importados, fazendo com que, em setembro, as vendas no setor crescessem 10,5% em relação a agosto - foram 22.569 unidades emplacadas, contra 20.420 do mês anterior. Em relação a setembro de 2010, quando foram emplacados 11.826 veículos, o aumento foi de 90,8%.


Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), José Luiz Gandini, a expectativa para o setor em setembro era vender entre 16 mil e 18 mil unidades, mas o aumento do imposto apressou os consumidores.


- Com o anúncio do Decreto 7.567 houve uma corrida às concessionárias, já que o estoque na rede de revenda estava garantido com preços sem o repasse de 30 pontos porcentuais do IPI - explica Gandini, para quem esse efeito deve desaparecer em outubro - Até o final deste mês, a maioria dos carros importados deve sofrer o impacto do novo IPI. Algumas empresas já anunciaram repasses parciais e gradativos de preços finais aos consumidores. De qualquer maneira, nossos volumes de vendas a partir deste mês tendem a cair, cujas projeções são de difícil previsibilidade.




Fonte: O Globo

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br