Comércio de MS teve ligeira reação em agosto, mas está abaixo do País
As vendas do comércio varejista de Mato Grosso Sul tiveram uma reação em relação aos meses anteiores em agosto, aumentando 4,3%, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada hoje pelo IBGE.
Em julho, conforme o levantamento, as vendas tinham aumentado 3,8% e em maio 2,5%, em relação ao mesmo período do ano passado. No ano, conforme o IBGE, o comércio de Mato Grosso do Sul acumulou, até agosto, alta de 4,8% nas vendas.
O resultado estadual está abaixo da média nacional. Segundo o IBGE, o acumulado das vendas nos primeiros oitos meses é 7,2% e nos últimos doze meses, 8,2%. Já na comparação com agosto de 2010, as vendas subiram 6,2%, o que representa um crescimento menor, diante do aumento de 7,1% entre junho e julho.
De acordo com o IBGE, dentre as dez atividades pesquisadas, duas foram determinantes para o avanço das vendas no varejo: equipamentos de material de escritório, informática e comunicação (7,3%), além de livros, jornais, revistas e papelaria (16%).
Por outro lado, apresentaram queda nas vendas os setores de veículos e motos (-4,6%), tecidos, vestuário e calçados (-2,8%), além de material de construção (-2%), por exemplo.
A pesquisa também mostra queda de 2,3% no volume do varejo ampliada, taxa formada pelo varejo, mais as atividades de veículos, motos, partes e peças, além de material de construção. O setor, porém, acumula alta de 8,4% no ano e de 9,7% nos últimos 12 meses.
Fonte: CG News
www.naviraidiario.com.br