Igreja cria espaço para acolher homoafetivos em MS

Postada por: Andrey Vieira | Data 10/10/2011 | Imprimir


Uma capela da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil em Campo Grande criou um espaço para acolher homoafetivos. Um dos símbolos é um oratório com imagem dos santos São Sérgio e São Baco, considerados por muitos como ‘padroeiros dos gays’.


O líder religioso da igreja cristã em Campo Grande, reverendo Carlos Eduardo Calvani, contou ao G1 que o oratório é um pequeno quadro feito por um artista plástico do Rio de Janeiro e foi encomendado por uma pessoa dos Estados Unidos. Quando os norte-americanos souberam do trabalho de inclusão de homoafetivos realizado na capital sul-mato-grossense, segundo o reverendo, resolveram doar o oratório.


"A questão é que temos uma pastoral de apoio e acolhimento da pessoa homoafetiva. O oratório foi enviado como símbolo da abrangência do amor de Deus", explicou Calvani. O oratório faz parte de uma das frentes de trabalho da Igreja Anglicana, a pastoral da diversidade sexual, e foi colocado dentro do templo localizado no bairro Tiradentes.


"Não é uma igreja de gays, é uma igreja de seres humanos. A gente aprende na igreja que não é preciso ter medo de conviver com pessoas homoafetivas", afirmou ao G1 o líder religioso. Dentre as ações realizadas pela missão da Igreja Anglicana em Campo Grande em defesa dos homoafetivos, esteve a participação na Parada da Diversidade deste ano.


O oratório será abençoado neste domingo (9), às 19h, durante celebração na Capela da Inclusão. Ainda de acordo com Calvani, o propósito da consagração é apenas o de oferecer mais um espaço na sociedade para que as pessoas possam orar, meditar e viver a espiritualidade.


Os santos
Segundo a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Sérgio e Baco eram militares e formavam um casal quando se converteram ao cristianismo no século III. Permaneceram vivendo em união estável até serem denunciados e perseguidos pelo imperador Maximiano, que mandou torturá-los e condená-los à morte.


Posteriormente, a Igreja Bizantina (ramo ortodoxo do cristianismo no Oriente) os canonizou. O dia dos santos no calendário cristão é 7 de outubro.




Fonte: G1/ MS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br