PF de Naviraí faz operação na fronteira contra o contrabando de cigarro

Postada por: Andrey Vieira | Data 14/09/2011 | Imprimir
No início do mês, PF apreendeu 350 mil maços na fronteira (Foto: Divulgação/PF)


Com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuam no contrabando na fonteira entre Brasil e Paraguai, a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação “Marco 334” na manhã desta quarta-feira (14), no município de Naviraí, distante 359 quilômetros de Campo Grande. A operação deve cumprir 37 mandados de busca e apreensão, 26 mandados de prisão preventiva e 10 de condução coercitiva expedidos pela Vara da Justiça Federal no município.


Segundo informações da PF, o alvo da operação são integrantes de cinco quadrilhas que atuam no contrabando de cigarros próximos às cidades de Mundo Novo e Eldorado, região de fronteira em Mato Grosso do Sul. As quadrilhas contrabandeavam cigarros do Paraguai para os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais e Goiás.


Ainda segundo a PF, durante 17 meses de investigação foram instaurados 40 inquéritos policiais, que resultaram na prisão de 57 pessoas e apreensão de 72 caminhões e carretas, além de 22 milhões de maços de cigarro. Somente o cigarro apreendido representa sonegação de aproximadamente 11 milhões de reais em impostos.


Marco 334
O nome da operação faz menção a um dos 901 marcos da fronteira entre Brasil e Paraguai, situados entre as cidades de Mundo Novo e Japorã, que é um ponto de passagem estratégico na região sul do estado para os contrabandistas.


Contrabando
As apreensões de cigarros são frequentes na região. No início deste mês, a PF em Naviraí apreendeu um caminhão carregado com 350 mil maços de cigarros paraguaios, em flagrante ocorrido na BR-163. A carga estava escondida sob carregamento de borracha.




Fonte: G1/ MS

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br