Navirai: Prefeitura adere a paralisação nacional

Postada por: Andrey Vieira | Data 22/10/2009 | Imprimir
Paço Municipal não terá expediente nesta sexta-feira (Foto: Orisvaldo Sales)


A prefeitura de Naviraí aderiu à paralisação nacional e não terá expediente ao público no Paço Municipal nesta sexta-feira (23), que trabalhará apenas internamente. Os serviços essenciais como saúde e educação estarão funcionando normalmente.


O motivo seria um protesto contra a queda de receitas que todos os 78 municípios do estado e em todo país tiveram neste ano. O ato está sendo movido pela Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), que considera a situação das prefeituras de Mato Grosso do Sul uma penúria.


O movimento irá envolver as 78 prefeituras do Estado como parte do dia de paralisação organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios). Na prática, cada prefeitura fará em seu município uma exposição, por meio de um telão, sobre o impacto da crise nas finanças públicas em decorrência da redução no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre Mercadorias e Serviços).


A confirmação da adesão de Naviraí foi feita pela gerente de finanças do município, Sebastiana Olivia Nogueira Costa, que compareceu na ontem na reunião da Assomassul. Amanhã, às 9h, na Câmara municipal a gerente estará fazendo uma explanação sobre os impactos que afetaram Naviraí. Além disso, um DVD da CNM e da Assomassul será apresentado, onde ambos mostrarão as perdas e receitas de Naviraí.


Outro fato a ser abordado pela gerente na ocasião, será o auto índice de perda junto ao Fundeb - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.  “O maior problema é que a redução fez elevar o índice percentual gasto com pessoal” disse, ao demonstrar preocupação diante da expectativa de redução de mais 10 por cento do valor do FPM de outubro, se comparado ao ano passado.




Fonte: Assessoria

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br