Posse de novo arcebispo reúne 5 mil fiéis em Campo Grande

Postada por: Andrey Vieira | Data 11/07/2011 | Imprimir


Mais de 5 mil fiéis compareceram neste domingo (10) a cerimônia de posse do novo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa. Por volta das 9h30, dom Vitório Pavanello entregou o báculo e abençoou dom Dimas em frente a uma plateia emocionada que lotou o Ginásio Poliesportivo do Colégio Dom Bosco.
 

Após 25 anos e três meses como arcebispo, dom Vitório, que completou 75 anos, entregou o governo da igreja católica em Campo Grande para dom Dimas. De acordo com as leis da igreja católica essa é e idade limite para um arcebispo. “Ele é novo, animado, prendado e cheio de Deus. Estou feliz em entregar o meu governo para alguém que fará melhor do que eu pude fazer”, disse dom Vitório em seu discurso durante a cerimônia.


Além disso, dom Vitório disse que o novo arcebispo terá de cuidar da evangelização dos fiéis e promover as ações sociais da igreja. “Eu espero que dom Dimas venha apascentar o rebanho e cuidá-lo sempre. O grande desafio ainda é missionar, porque o povo católico é batizado, mas não é evangelizado, então cabe a nós o papel de missionário. Além disso, ele deverá continuar as linhas de ação social no que diz respeito as questões carcerárias e de terras”, pontuou dom Vitório.


Cerca de 20 Bispos de diversos lugares do Brasil como, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas, além de cidades de Mato Grosso do Sul como Corumbá, Jardim, Três Lagoas e Dourados, estiveram no evento para prestigiar a posse do novo arcebispo de Campo Grande. O bispo Dom Moreira, da arquidiocese de Três Lagoas, acredita que a a vinda de dom Dimas trará novos avanços para a religião no estado. “A liderança forte de dom Dimas, com sua capacidade política-social, trará benefícios a toda sociedade campo-grandense”, disse o bispo.


Entre os fiéis emocionados e ansiosos pelo novo governo da igreja católica de Campo Grande, estava o marceneiro Aparecido Maciel. “Ele vai ser uma benção para a nossa igreja”. O comerciante Josué Gomes, 51 anos, também se mostrava feliz com a celebração do novo arcebispo. “Esse é um acontecimento muito grande para a nossa comunidade”, disse Gomes.
 

Dom Dimas disse estar feliz com a confiança depositada nele. “Para mim é um grande privilégio receber essa confiança do santo padre e também do povo de Campo Grande, que desde minha chegada ao aeroporto me acolheu tão bem”. Sobre os desafios como o novo arcebispo, dom Dimas disse que pretende continuar o trabalho que vinha sendo feito anteriormente. “Pretendo dar prioridade aquelas metas nas áreas da família, juventude e renovação da paróquia, já traçadas pelas dioceses”, finalizou dom Dimas.
 

Novo arcebispo


Dom Dimas Lara Barbosa nasceu em 1956 em Boa Esperança, Minas Gerais. Foi ordenado presbítero aos 33 anos. Ele é o terceiro arcebispo de Campo Grande e foi eleito para o cargo há dois meses, no dia 4 de maio, pelo Papa Bento XVI. No mesmo mês, dom Dimas foi eleito também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Em 2009 foi considerado por uma revista de grande circulação nacional, como um dos 100 homens mais influentes do Brasil.




Fonte: G1

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br