Passagem de tornado pelo Missouri mata 89 nos EUA

Postada por: Jr Lopes | Data 23/05/2011 | Imprimir
Membro de equipe de emergência no local onde ficava supermercado; ao menos 89 morrem após tornado (Foto: Associated Press)


O número de mortos após a passagem de um tornado pela cidade de Joplin, no Estado americano do Missouri, subiu para ao menos 89 nesta segunda-feira (23), informaram autoridades locais durante coletiva de imprensa exibida na TV. "Temos 89 mortes confirmadas devido ao tornado", anunciou o prefeito de Joplin, Mark Rohr.


A cidade fica perto das fronteiras com Kansas e Oklahoma. De acordo com John Miller, fotógrafo que trabalha para o jornal "The Springfield News-Leader", armazéns da Home Depot e do Wallmart foram destruídos, assim como postos de gasolina e prédios. "Os danos são extensos. O telhado foi arrancado. Muitas janelas também foram destruídas", disse a porta-voz Cora Scott.


De acordo com testemunhas, várias alas do hospital pegaram fogo após o tornado, que faz parte de uma série tempestades que atingiram Estados do meio-oeste dos Estados Unidos, como Wisconsin, Minnesota e Missouri.


Em Minneapolis, tornados provocaram o fechamento de estradas e rodovias devido à queda de árvores e fios elétricos, além de terem provocado vazamentos de gás e destruído casas. Autoridades advertiram que os fenômenos continuarão a atingir o meio-oeste do país, e recomendaram que a população busque abrigo.


Caos


A vice-prefeita da cidade, Melodee Colbert-Kean, disse que Joplin vive uma situação de "caos". "A devastação é total para onde que que você olhe -- comércios, prédios residenciais, casas, árvores, escolas", disse ela à Reuters por telefone. Segundo ela, cerca de 10% da cidade foi destruída pela tempestade, de acordo com cálculos preliminares.


O presidente americano, Barack Obama, divulgou um comunicado expressando suas "mais profundas condolências" às famílias das vítimas no Missouri. Ele disse que ordenou à Fema (Agência Federal de Gestão de Emergências) que ajude na resposta imediata e nos esforços de reconstrução.


Moradores


A moradora Carla Tabares conta que ela, o marido e várias crianças se abrigaram na cozinha de um restaurante da cidade no momento da passagem do tornado. "Foi horrível, muito assustador. Estou grata por estar viva, e sinto muito pelos que não estão", disse ela. Beth Peacock, gerente de uma sala de concertos da cidade, disse que centenas de pessoas buscaram refúgio no local.


Outro tornado atingiu o norte de Minneapolis neste domingo, causando destruição, matando uma pessoa e ferindo outras 30. Tempestades deixaram cerca de 22 mil casas sem eletricidade por algumas horas, segundo a porta-voz da companhia local, Mary Sandok.


No sábado (21), tornados mataram um e danificaram cerca de 200 imóveis no nordeste do Kansas. Estado de emergência foi declarado em 16 Condados.




Fonte: Associated Press

Naviraí Diário
www.naviraidiario.com.br